Cotidiano

ZEE será colocado em prática após publicação de decreto normativo

O ZEE foi sancionado no dia 2 de agosto e aprovado no CEMA no último dia 8

O Zoneamento Ecológico Econômico do Estado de Roraima (ZEE/RR) foi aprovado pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente-CEMA durante a 2ª Reunião Extraordinária, que ocorreu no último dia 8.

O ZEE, sancionado no dia 2 de agosto, é um instrumento essencial ao planejamento territorial e de desenvolvimento sustentável do estado de Roraima, que irá balizar as políticas públicas estaduais, visando a melhoria das condições socioeconômicas das populações locais e a manutenção e recuperação dos serviços ambientais, dos ecossistemas e a conservação dos recursos naturais do território.

A projeção dos órgãos ambientais do estado é que com a ZEE, as áreas produtivas em Roraima crescerão em 150%, cerca de 2 milhões de hectares.

O presidente da Fundação de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), Glicério Fernandes, em entrevista à Folha explicou que o próximo passo para que o ZEE seja colocado em prática é a publicação de um decreto regulamentador.

“Agora será feita a concepção de um decreto governamental para regulamentar a forma da redução da reserva legal de 80% para 50%, esse trabalho já está sendo realizado. Essa fase do decreto vai conter o passo a passo de como o produtor rural ou o agricultor familiar deve proceder para reduzir a reserva legal se ele quiser”, explicou.

Para que o estado permita a redução da reserva legal é necessário possuir até 65% de áreas protegidas, e de acordo levantamento elaborado para o ZEE, Roraima possui 65,9% áreas protegidas de domínio público.

“Ouvimos o Conselho sobre essa exigência do Código Florestal de 2012. Com o decreto e todas as publicações em mãos nós vamos apenas enviar o ZEE com o decreto sobre a redução da reserva legal no ministério para gente reduzir em Roraima, mas não precisa mais de aprovação do Ministério do Meio Ambiente”, acrescentou Fernandes.


Reunião do CEMA para aprovação do ZEE (Foto: Divulgação)

De acordo com o advogado Francisco Pinto, que é coordenador técnico do ZEE, não é necessária a aprovação junto ao MMA, uma vez que a Comissão Nacional do ZEE foi extinta.

“No entanto, o Estado irá enviar toda a documentação do ZEE ao MMA para que este Ministério reconheça o ZEE de Roraima como um dos que foram concluídos e tenha este registro em seus anais. Contudo, não se trata de uma aprovação, pois não existe dispositivo legal que assim o exija”, explicou.