Economia

Artistas do interior serão credenciados para renda emergencial

Por meio da Lei Aldir Blanc, foram destinados mais de R$ 14 milhões para apoiar a cultura em Roraima, conforme informou o Ministério do Turismo

Tem início nesta terça-feira (17), uma ação itinerante nos municípios do interior, com o objetivo de efetivar o credenciamento para recebimento da renda emergencial da cultura e para o Cadastro Estadual de Cultura, por meio da Lei Aldir Blanc, que destinou mais de R$ 14,3 milhões para apoiar a cultura em Roraima, conforme informou o Ministério do Turismo.

A ação acontece nos municípios de Mucajaí, Iracema, Alto Alegre, Bonfim e Caracaraí, no dia 17; em Rorainópolis, Normandia, Cantá, Caroebe e Uiramutã, no dia 18, e em São Luiz, Pacaraima, Amajari e São João da Baliza, no dia 19.

A Lei Aldir Blanc tem o objetivo de efetuar ações emergenciais destinadas ao setor cultural afetado pela pandemia da Covid-19.

A Secretaria de Cultura (Secult) é responsável pela verba para aplicação por meio de editais, chamadas públicas, que contemplem iniciativas, cursos, produções, desenvolvimento de economia criativa e economia solidária, produções audiovisuais, manifestações culturais e atividades artísticas e culturais transmitidas pela internet ou executadas presencialmente.

A ação itinerante é realizada pelo governo de Roraima, por meio do Conselho Estadual de Cultura e da Secult.

De acordo com o secretário da Cultura, Marksjohnson Castro Ferreira, a ação busca fomentar as produções culturais, além de ouvir a classe artística também nos municípios do interior.

“Solicitamos que os municípios se preparem, convoquem os trabalhadores e trabalhadoras da cultura interessados, para que a ação chegue a todos que necessitam. A Secult vem orientando os municípios a aderirem ao Cadastro Cultural de Roraima para contribuir e mapear os artistas, fazedores de cultura e linguagens culturais em cada região”, ressaltou.

Lei Aldir Blanc – Tem o objetivo de efetuar ações emergenciais destinadas ao setor cultural afetado pela pandemia da Covid-19. A Secult é responsável pela verba para aplicação por meio de editais, chamadas públicas, que contemplem iniciativas, cursos, produções, desenvolvimento de economia criativa e economia solidária, produções audiovisuais, manifestações culturais e atividades artísticas e culturais transmitidas pela internet ou executadas presencialmente.