Economia

Black Friday deve movimentar R$ 6,6 milhões em Roraima

O segmento de eletroeletrônicos e utilidades domésticas deverá ser o principal destaque no evento promocional de descontos no varejo

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) avaliou que a Black Friday de 2020 deverá registrar o maior faturamento desde a sua implantação no país, em 2010. Em Roraima, a previsão é que o evento movimente R$ 6,6 milhões.

Segundo o economista Fábio Martinez, assessor econômico da Fecomércio de Roraima, é o maior valor desde 2010. O economista explica que isso acontece em razão do aumento de vendas online por conta da pandemia e a posterior reabertura do comércio.

“Durante a pandemia, o comércio virtual se ampliou ainda mais aqui no Estado, sendo responsável pela maior parte da receita dos empresários. Após a reabertura do comércio, as vendas continuaram crescendo, tanto virtualmente quanto presencialmente e esse panorama projeta um aumento no crescimento do faturamento nesta data de promoções”, destacou.

Para o Presidente da Fecomércio/RR, Ademir dos Santos, 2020 foi um ano difícil para comércio em todo o mundo e em Roraima não foi diferente. “O auxílio emergencial deu um ânimo para o setor e com a reabertura da economia foi possível sentir uma aquecida nas vendas. No fim do ano, com a Black Friday e o Natal, as vendas devem aumentar ainda mais e com isso, aumentar também a expectativa dos empresários roraimenses”, completou.

CNC projeta avanço de 61,4% das vendas online na Black Friday

A CNC projeta avanço real de 61,4% nas vendas exclusivamente online, em relação à Black Friday de 2019. Já as lojas físicas deverão apresentar avanço de apenas 1,1%, em comparação com o ano passado.

Segundo dados da Receita Federal, de março a setembro o faturamento real do e-commerce cresceu 45%, em comparação com igual período de 2019, e a quantidade de pedidos mais que dobrou (+110%).

De acordo com o estudo da Confederação, os produtos com mais chances de desconto efetivo são, em ordem decrescente: consoles de videogame; notebooks; games para PC; calças masculinas e aspiradores de pó.

O segmento de eletroeletrônicos e utilidades domésticas deverá ser o principal destaque entre os ramos que já aderiram à data. Em seguida, deverão sobressair os volumes de receita gerados pelos segmentos de hipermercados e supermercados e de móveis e eletrodomésticos.

A Black Friday, evento promocional de descontos no varejo, ocorre sempre na última sexta-feira de novembro. Já é considerada a quinta data mais importante para o setor, atrás apenas para Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais.