Economia

Cobrança é feita com base na tabela da ANP, diz Sindpostos

Segundo o Sindpostos, ao consultar essa tabela é possível perceber que a gasolina comercializada em Roraima é uma das mais baratas do Brasil

Diante das reclamações formalizadas por consumidores no Procon Assembleia sobre os preços cobrados pelos combustíveis em postos de Roraima, a instituição procurou o Sindpostos (Sindicato de Postos de Combustíveis de Roraima), para buscar esclarecimentos sobre a conduta das empresas no Estado.

O diretor do Procon Assembleia, Jhonatan Rodrigues, apresentou os questionamentos da população, bem como registros fotográficos de diversas placas e as respectivas cobranças feita no dinheiro e cartões de crédito e débito. 

Em reunião, Rodrigues perguntou sobre a formulação de preços e como isso é repassado ao cliente. O vice-presidente do Sindpostos, João Victor Kotinski, falou que a composição é formada pela compra dos combustíveis na distribuidora, o frete, os impostos. 

“Eu costumo dizer que às vezes tem consumidor que abastece no posto a R$4,18 e acha que o posto está ganhando R$4,18, mas não é, tem muito imposto embutido, tem um preço de combustível que é pago a distribuidora, tem frete, tem custo de venda, operacional”, explicou.

O vice-presidente do Sindpostos esclareceu que toda cobrança é feita com base na tabela disponibilizada no site da Agência Nacional de Petróleo (ANP) (www.anp.gov.br), semanalmente. “Nesta tabela é possível, ainda, consultar os preços de outros estados e municípios, e ter a certeza que a gasolina daqui é uma das mais baratas do Brasil, mesmo com todas as dificuldades que nós temos”, ressaltou Kotinski.

Levantamento

O serviço de defesa do consumidor da Assembleia Legislativa fará levantamento de preços de combustíveis, a partir desta semana, em postos de toda a cidade. “Temos a possibilidade de olhar na tabela da ANP, para fazermos uma comparação de valores”, explicou o diretor. 

O levantamento de preços será disponibilizado ao consumidor, que terá mais opções sobre onde economizar na hora do abastecimento.