Economia

Como alguém ganhou R$18 milhões com a queda da Petrobras

Assinada pelo analista Matheus Lima, a coluna de hoje explica o que ocorreu para alguém comprou uma opção de venda (PUT) momentos antes da notícia que faria com que as ações de Petrobras caíssem mais de 21% em apenas um dia

Muitas pessoas nem fazem ideia que é possível ganhar dinheiro com a queda de uma ação. O ato de “entrar vendido” em um ativo vai contra o instinto comprador da pessoa física na Bolsa de Valores, e de certa forma está tudo bem, considerando que realmente a tendência no longo prazo da maioria das ações é de alta, apostar em baixas pode parecer um tanto perigoso.

Mas dessa vez, o que chamou a atenção em Petrobras, foi que alguém comprou uma opção de venda (PUT) momentos antes da notícia que faria com que as ações de Petrobras caíssem mais de 21% em apenas um dia. Para que você entenda a lógica da operação você precisa entender o que é uma PUT.

Existem ativos na Bolsa de Valores que são classificados como derivativos, e opções é um tipo de derivativo futuro. Esses produtos financeiros são contratos de direitos, onde a PUT dá ao investidor o direito de vender o ativo a um determinado preço fixo, independentemente de onde ele estiver no dia do seu exercício.

Sabendo disso, ao comprar um contrato de venda momentos antes de uma notícia que jogaria o preço da Petrobras 21% para baixo, a pessoa conseguiu lucrar 18 milhões de reais.

Mas a CVM já deu início a uma investigação por suspeita de “inside trading”, também conhecido como negociar com informações privilegiadas, considerado ato criminoso na Bolsa de Valores. Mas o que chamou ainda mais a nossa atenção para essa situação toda foi que, logo após o início das investigações, o diretor da CVM, Gustavo Machado Gonzales, renunciou ao cargo alegando motivos pessoais.

PERFIL – Matheus Lima, 26 anos, pós-graduando em Gestão Financeira pelo INSPER, analista CNPI-T, investidor na Bolsa de Valores e encarregado geral das análises gráficas e recomendações de ações da empresa Top Gain, que oferece diferentes treinamentos para quem quer aprender a investir no mercado financeiro.