Economia

Como comprar uma ação na bolsa de valores?

O analista Matheus Lima explica quais são os primeiros passos para iniciar no mundo dos investimentos

A coluna desta segunda-feira, 18, assinada pelo analista Matheus Lima, ensina como é o procedimento para comprar uma ação na bolsa de valores.

Como comprar uma ação na bolsa?

Ingressar no mundo dos investimentos de renda variável tem se tornado desejo de muitas pessoas com o passar dos últimos meses, tendo em vista que a renda fixa tem alcançado rendimentos cada vez menores, mas o problema é que a maioria das pessoas não faz a mínima ideia do que fazer para começar e muitas ainda precisam desconstruir o paradigma de que esse ambiente é exclusivo para grandes milionários.

O primeiro passo é abrir uma conta em uma corretora de valores mobiliários e de preferência fugindo dos grandes bancões tradicionais, onde são aplicadas taxas operacionais absurdas. Você como pessoa física não pode negociar diretamente na B3 (nossa bolsa de valores brasileira), neste caso, a corretora na qual você abrir uma conta será sua ponte até ela, emitindo todas as suas ordens de investimentos. Não vamos esquecer também que, por se tratar de uma conta em uma instituição financeira, você precisa transferir recursos para essa conta para poder comprar esses ativos.

Já com uma conta em uma corretora, agora você precisa definir por onde vai encaminhar suas ordens ao mercado. O mais acessível e fácil para começar é utilizando o seu “home broker” um ambiente online no próprio navegador do seu computador que abre assim que você faz acesso à sua conta na corretora, nesse portal você tem como analisar as cotações das ações que você quiser e até abrir um gráfico se assim desejar. Resumidamente tem tudo que você precisa para comprar sua primeira ação.

Outro meio, mas talvez um pouco mais distante para amadores, são as assinaturas de plataformas profissionais de negociações, softwares sofisticados com as ferramentas mais especificas e avançadas do mercado, ótimas para o trader de alta performance, que através dela, envia suas ordens e analises com muita velocidade.

No último dos casos, ou caso preferir, você tem como dar ordens de compra e venda diretamente ligando para a sua corretora ou escritório de assessoria financeira vinculada a sua corretora.

As ações são listadas na bolsa de valores com um código de ativo, por exemplo as ações da Petrobras são negociadas pela sigla PETR4 (ações preferenciais) e PETR3 (ações ordinárias), esses são os códigos para de comprar um lote padrão dessa empresa, ou seja, 100 ações, como normalmente são negociadas as ações na bolsa, mas não se desespere, se você quer comprar ações que custam 30 reais então eu preciso de pelo menos R$3.000,00 na minha conta da corretora? Não, existe um mercado chamado de fracionado, onde permite ao pequeno investidor a comprar unidades dessas empresas, ou seja, se você quiser somente uma ação de R$30,00 você pode comprar!

Pronto, agora você sabe os primeiros passos para comprar uma ação na bolsa, mas não se engane, existem muitas outras coisas importantes para se aprender antes de adentrar esse universo. Falaremos sobre muitos outros assuntos desse gênero nas próximas edições.

PERFIL – Matheus Lima, 26 anos, pós-graduando em Gestão Financeira pelo INSPER, analista CNPI-T, investidor na Bolsa de Valores e encarregado geral das análises gráficas e recomendações de ações da empresa Top Gain, que oferece diferentes treinamentos para quem quer aprender a investir no mercado financeiro.