Economia

Como gerar renda extra em meio à pandemia

De acordo com o Serasa Ensina, a venda de produtos no bairro pode ser uma saída

Com a rápida disseminação do novo coronavírus e as recomendações de quarentena como forma de contenção da doença, nem todas as pessoas e os trabalhos possuem a possibilidade de serem exercidos de forma remota. Assim, profissionais tiveram suas rotinas alteradas pela necessidade de permanecer em casa.

Para tentar conter os efeitos econômicos disso, o governo tem efetuado os pagamentos do auxílio emergencial, no valor de R$ 600 a R$ 1.200, aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais e mães chefe de família. No entanto, ainda há 17 milhões de pessoas que se cadastraram para receber o auxílio, mas não tiveram nenhuma resposta, segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

Sendo assim, o Serasa Ensina, plataforma de cursos e dicas do Serasa, reuniu seus principais temas para mostrar ao público como ganhar renda extra durante a pandemia. “A regra é se isolar. Mas e os boletos? Entendemos como a quarentena impacta quem não tem renda fixa. Ou seja, profissionais autônomos, pessoas jurídicas, empregadas domésticas, freelancers e tantas outras pessoas que tiveram que deixar de trabalhar e, consequentemente, de receber também”, explica a plataforma.

Veja abaixo algumas tarefas listadas.

Vendas de objetos usados

Durante o período, é possível separar um tempo para arrumar e organizar a casa e reunir objetos que você não usa mais. Assim, criar anúncios em redes sociais como Facebook, Instagram e WhatsApp e em sites de desapego pode ser uma boa alternativa.

Cozinhar

Neste período, um dos segmentos que se mantém firme ou operando em alta é o culinário. Isso porque tem pessoas que estão trabalhando em casa, mas mesmo assim não possuem tempo hábil para cozinhar e, assim, acabam recorrendo ao delivery. Deste modo, é possível fazer refeições ou sobremesas e vender pela internet, por meio de grupos no WhatsApp com pessoas do bairro ou pelas redes sociais mais abrangentes.

Neste caso, é importante tomar todas as medidas preventivas contra a Covid-19 no momento do preparo dos alimentos e na entrega da comida.

Trabalhos à distância

Também é possível comercializar outras atividades em que você é talentoso, como a produção de venda de produtos feitos em casa e especialmente criados para a pessoa, como canecas personalizadas, artesanato e demais itens de decoração. Além disso, também é possível ministrar aulas de idiomas, matérias específicas e criar classes de reforço, aproveitando que há muitos alunos buscando pelos serviços no momento, devido à suspensão das aulas.