Economia

Confiança do empresário roraimense aumenta em setembro

Em setembro o indicador atingiu valor de 88,2 pontos. O índice varia entre 0 a 200 pontos, sendo que valores acima de 100 pontos demonstra otimismo

Dados da pesquisa que mostra o Índice de Confiança do Empresariado do Comércio (ICEC), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), revelam que a confiança dos empresários do comércio em Roraima cresceu pelo segundo mês seguido.

Em setembro o indicador atingiu valor de 88,2 pontos. O índice varia entre 0 a 200 pontos, sendo que valores acima de 100 pontos demonstra otimismo dos empresários do comércio, enquanto valores abaixo de 100 pontos demostram pessimismo.

Comparando com o mês de agosto, houve um aumento na confiança do empresariado do comércio de 12,5%, sendo este o segundo aumento seguido, contudo, permanecendo abaixo do nível de indiferença (100 pontos), o que demonstra que os empresários ainda estão pessimistas. Na comparação com o mesmo período de 2019 houve uma queda de 32,8%.

Segundo o economista Fábio Martinez, praticamente todos os índices que compõe o ICEC apresentaram elevações na comparação com o mês anterior. “Apesar disso, o índice continua abaixo do nível de indiferença, o que mostra ainda, certo grau de pessimismo por parte dos empresários locais”, explicou.

De acordo com o presidente da CNC, José Roberto Tadros, a flexibilização das medidas de distanciamento social deve sustentar a retomada gradual da atividade econômica no terceiro trimestre.

“O volume de vendas do comércio tem apresentado crescimento nos últimos meses, impulsionado pela reabertura das lojas do varejo não essencial, o que tem impactado na percepção cada vez mais otimista dos comerciantes”, destaca Tadros.