Economia

Cresce número de empregados com carteira assinada em Roraima

Percentual de aumento é de 0,13% em junho, interrompendo uma sequência de dois meses seguidos de queda

Roraima obteve um dado positivo com o crescimento de empregados com carteira assinada em junho deste ano. As informações foram repassadas pela Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan) com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia.

Segundo o Caged, no mês de junho foram criados 72 postos de trabalho com carteira assinada em Roraima, o que representa um aumento de 0,13% em relação ao estoque de trabalhadores formais.

O resultado positivo no mês passado interrompeu uma sequência de dois meses seguidos de queda no número de postos de trabalho no Estado. Contudo, no acumulado do ano, o saldo de empregos continua negativo em -331 empregos.

COMÉRCIO – A informação é que a atividade do comércio foi o principal responsável pelo saldo positivo no mês de junho, sendo criados 288 novos postos de trabalho, mais especificamente no segmento de hipermercados, que apresentaram saldo de 259 empregos.

Além do comércio, os grupamentos da indústria e serviços também apresentaram saldos positivos. Na indústria foram 20 novos postos e no setor de serviços mais seis postos de trabalho em junho. Por outro lado, o grupamento que mais perdeu vagas de emprego foi o da construção, com retração de 225 postos.

MUNICÍPIOS – No âmbito municipal, Boa Vista foi o município roraimense que registrou a maior perda no número de empregos no acumulado deste ano, registrando saldo negativo de -424 postos.

Além dele, outros sete municípios também apresentaram saldos negativos: Bonfim (-54); Mucajaí (-39); Alto Alegre (-15); Rorainópolis (-7); Pacaraima (-6); Normandia (-5); Caroebe (-5); e Amajari (-4).

Outros seis municípios apresentaram saldos positivos, com destaque para Cantá, com 164 novos postos, e São João da Baliza, com 47 postos.