Economia

Dia dos Pais em Roraima deve movimentar cerca de R$ 8,8 milhões

Este é o terceiro ano consecutivo de crescimento, apesar da crise

A estimativa para as vendas durante o Dia dos Pais de 2019 em Roraima é de crescimento, de acordo com a uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), já descontada a inflação. Apesar deste ser o terceiro ano consecutivo de crescimento, o setor ainda não retomou o ritmo anterior a crise econômica, se for levado em conta o desempenho do mercado dos últimos anos.

Ainda conforme a CNC, no estado, as vendas referentes ao dia dos pais devem movimentar cerca de R$ 8,8 milhões, o que representa um aumento de 2,3% na comparação com 2018. 

 “O resultado de Roraima ficou um pouco acima da média nacional que foi de 2,1%. Contudo apesar do aumento nas vendas, o efeito sobre a geração de emprego deve ser pequeno, podendo incrementar as ofertas de trabalho em menos de 20 postos de trabalho” explica o economista da Fecomércio/RR, Fábio Martinez.

Segmentos em destaque

A pesquisa mostra que os segmentos de Hiper e Supermercados serão o destaque positivo da data. Em seguida, vêm o ramo de artigos de uso pessoal, doméstico, como utilidades para o lar e eletroeletrônicos e depois vestuário e calçados.

As vendas serão estimuladas pela queda estimada dos preços de televisores, calçados esportivos e bebidas alcoólicas. Na comparação com o mesmo período do ano passado, livros, entradas para cinema e aparelhos telefônicos estão mais caros.