Economia

Emissões de notas fiscais diminuíram, afirma secretario

Titular da Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento (Seplan), Marcos Jorge conversou sobre esse e outros tópicos relacionados a economia durante o Agenda da Semana, programa da Rádio Folha FM 100.3

Durante entrevista ao programa Agenda da Semana, apresentado pela jornalista Cida Lacerda e transmitido pela Rádio Folha FM 100.3, o titular da Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento (Seplan), Marcos Jorge, afirmou que a emissão de notas fiscais teve uma queda, que pode prejudicar a arrecadação do Estado ainda em abril.

“Nós vamos ver quanto essa arrecadação vai cair e isso será anunciada em um momento oportuno pela Sefaz (Secretaria de Fazenda), mas podemos assegurar que caiu consideravelmente, então temos que ter a preocupação de manter o equilíbrio porque temos compromissos fixos para honrar”, relatou Jorge.

Ainda durante a entrevista, o secretário falou sobre o Fundo de Participação dos Estados e Municípios (FPE/FPM) que, de acordo com ele, será aprovado essa semana no Senado e terá o mesmo patamar do que foi ofertado em 2019.

Apesar disso, o secretário apontou que houve redução de 15% na primeira parcela do FPE do mês de abril, além de redução do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS).

“Isso vem em um cenário onde o governo precisa se preocupar com a  situação da população como um todo e dos próprios empresários, com o agravante de termos saído há pouco tempo de uma intervenção federal, então não tem sido fácil. O governador tem tido um trabalho árduo diariamente para manter tudo alinhado”, finalizou Jorge.