Economia

Empresários roraimenses participam de rodada de negócios

O grupo sairá em caravana ao país vizinho no dia 26 e retorna a Roraima no dia 28 deste mês para ampliar a possibilidade de negócios

A Guiana, país que faz fronteira com o município de Bonfim, em Roraima, entrará a partir de 2020 no seleto grupo de exportadores de petróleo, tornando-se um dos países do mundo que mais crescerá nos próximos três anos. Para o próximo ano, o crescimento será de 29,8%, e de 22,1% em 2021, conforme projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI). E essa produção em grande escala, desse ‘ouro negro’, está despertando o interesse de roraimenses em razão das inúmeras oportunidades de negócios que poderão surgir entre empresários e profissionais, o que resultará no aquecimento da economia local.

De olho nesse futuro bem próximo, nessa terça-feira (5), cerca de 40 empresários se reuniram na Associação Comercial e Industrial de Roraima (Acir) para definir uma programação que será realizada na Guiana, promovida pela Câmara de Comércio Brasil Guiana e os Fórum das Federações Representativas de Classes Empresariais de Roraima. O grupo sairá em caravana ao país vizinho no dia 26 e retorna para Roraima no dia 28 deste mês.

A ideia em promover a reunião dessa terça-feira, segundo o presidente da Câmara de Comércio Brasil Guiana, Remídio Monai, é para que os empresários de Roraima conheçam a estrada que liga a cidade de Lethem a Georgetown, na Guiana. “Estamos nos antecipando a esse crescimento econômico que a Guiana viverá a partir do ano que vem, e queremos que nossos empresários conheçam as inúmeras possibilidades de negócios que irão surgir. Mas ainda existe um trecho de chão dessa mesma estrada, que fica entre Lethem a Lindem, que está se buscando asfaltamento”, comentou.

Além do reconhecimento da estrada, Monai afirmou que essa visita nada mais é do que proporcionar a abertura comercial entre o setor privado da Guiana e os empresários locais, que participarão de uma rodada de negócios, e ainda irão conhecer o porto de Georgetown, e ainda terá um encontro com o governo guianense. “Está sendo projetado um crescimento muito grande nos próximos anos, em torno de 20% a 30% ao ano. E nós queremos, a partir desse crescimento, fazer com que Roraima possa negociar, comprar e vender com o país vizinho. Roraima será beneficiado de alguma forma com esse crescimento”, garantiu o presidente da Câmara de Comércio Brasil Guiana.

Segundo ele, o governo da Inglaterra está doando 125 quilômetros de asfaltamento para o governo da Guiana de lá para cá, de Lindem até uma cidadezinha chamada Mabu Rails. “O Michel Temer, quando presidente do Brasil, havia assinado um documento de intenção de dar o projeto de engenharia dos mais de 300 quilômetros que faltam ser asfaltados. Mas agora, no atual governo está sendo revista essa situação. A princípio, o presidente Jair Bolsonaro pediu para esperar e a situação da estrada está nesse pé. Há aproximadamente 40 pontes de madeiras. Uma balsa. Esse projeto do governo brasileiro tem um custo orçamentário que foi feito pela Secretaria de Estado de Infraestrutura de mais de R$ 20 milhões para o projeto de engenharia”, esclareceu Remídio Monai.