Economia

Entrega de declaração do Imposto de Renda não deve ser prorrogada

O período para acertar as contas com o Leão vai até o dia 30 de abril

A Receita Federal não sinalizou nenhuma mudança quanto ao prazo do Imposto de Renda, que vai até o fim de abril. De acordo com o delegado Geral da Receita Federal de Roraima, Roberto Paulo, para pessoas físicas, não houve mudança e nem deve haver, ou seja, o período para acertar as contas com o Leão vai até o dia 30 de abril.

“Os contribuintes não devem encontrar dificuldades em providenciar toda a documentação exigida pela Receita Federal desde que foram adotadas diversas restrições de circulação de pessoas devido ao coronavírus, já que todo o procedimento pode ser feito virtualmente” explicou

Existe um estudo para antecipar o calendário de restituições, para colocar recursos nas mãos de famílias que pagaram mais imposto do que o devido em 2019. Neste ano, o calendário de restituição já começa mais cedo, em 29 de maio. Normalmente, o primeiro lote é pago em junho.

“Ainda assim não é recomendado esperar por essa medida, caso não seja aceita e o contribuinte não fizer a declaração dentro do prazo ele poderá pagar uma multa de R$165,74 e pode chegar até 20% do imposto devido, além de outras consequências como ele ser autuado ou ter que responder uma representação penal” disse.

O prazo para apresentação da declaração de Imposto de Renda começou no dia 2 de março e acaba no dia 30 de abril. A Receita Federal estima que receberá 32 milhões de declarações até lá. Até o dia 17 de março já haviam sido entregues mais 4,7 milhões de declarações.