Economia

Linha de crédito é ofertada para financiamento de energia solar

Os valores liberados podem chegar a até 100% do investimento, ou seja, tanto equipamentos quanto a mão de obra completa do projeto e instalação do sistema

O Banco do Brasil oferece linhas de financiamento de energia solar, com taxas e prazos para empresas urbanas, rurais e produtores do campo conseguirem adquirir e instalar usinas de energia solar para gerar a sua própria energia e economizar na conta de luz.

O superintendente do Banco do Brasil em Roraima, Mário Alcântara, afirma que as linhas de crédito são para comprar uma pequena usina, por meio dos planos de financiamento de energia solar. “Temos a tecnologia de aquecimento solar e a de energia elétrica fotovoltaica, sendo que o sistema de placas solares fotovoltaicas utiliza a luz do sol para gerar energia elétrica e é o melhor para Roraima”.

Para a pessoa que deseja conseguir um financiamento do sistema para seu negócio ou empresa, inclusive, o orçamento do projeto é item essencial para se conseguir a liberação junto ao banco.

Financiamento do Banco do Brasil

Os valores liberados podem chegar a até 100% do investimento, ou seja, tanto equipamentos quanto a mão de obra completa do projeto e instalação do sistema. Em todas as linhas o crédito será disponibilizado apenas para correntistas do BB e contará com condições bem atrativas para a compra e instalação dos projetos de energia solar.

Crédito

O primeiro passo é tornar-se cliente do banco, caso ainda não seja e, então, solicitar a linha de crédito, a qual está sujeita à aprovação cadastral e de crédito. Os planos são o seguinte: Financiamento Empresarial Urbano; Sistema e Fotovoltaico Comercial Urbano.

Pronaf Agroindústria

Essa é uma das linhas do Banco do Brasil oferecidas com recursos do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), criado pelo governo em 1996 e com abrangência nacional.

Destinada exclusivamente a pessoas jurídicas, essa linha oferece crédito para empreendimentos familiares rurais, cooperativas e produtores familiares com atuação na agropecuária, produtos florestais e artesanais e ou turismo rural.

O público é composto de empreendimentos familiares rurais (pessoa jurídica), cooperativas e produtores familiares. A taxa de juros é pré-fixada: 4,6% a.a.

Pronaf Eco

A Pronaf Eco é a linha de financiamento de energia solar que atende pessoas físicas com o repasse dos recursos do Pronaf.

O crédito é destinado à investimentos em técnicas que minimizam o impacto da atividade rural ao meio ambiente, bem como permitam ao agricultor melhor convívio com o bioma em que sua propriedade está inserida.

Produtores familiares que apresentem Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), podem adquirir o crédito. Os juros são de 2,5% a.a. para projetos eco e 4,6% a.a. para silvicultura.

Os limites de financiamento vão até 100% do investimento, perfazendo um total de R$ 165 mil. O prazo para pagamento é de até 12 anos, com até 8 anos de carência, dependendo do empreendimento financiado.

Para ambas as linhas Pronaf do Banco do Brasil, a empresa ou produtor rural devem primeiramente conseguir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) junto a um sindicato rural ou empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

Para isso, eles não podem estar listados entre os consumidores dos grupos listados abaixo, constante no banco de dados disponibilizado no site do Banco Central do Brasil (BCB) acerca do Pronaf.