Economia

Lojistas afirmam que vão contratar mais funcionários temporários

A Fecomércio realizou entrevista, de 21 a 29 de outubro, com 143 empresários que demonstram otimismo com as vendas de final de ano

Com o objetivo de verificar as perspectivas de empresários em relação ao quantitativo de vendas para este final de ano, a Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Roraima) realizou de 21 a 29 de outubro, uma pesquisa quando foram entrevistados, por meio de questionário eletrônico, 143 lojistas de variados segmentos como do comércio, serviços e do turismo.

O economista Fábio Rodrigues Martinez esclareceu que ainda não tem uma estimativa de valor do quanto o comércio arrecadará com as vendas nesse período. “Teremos quando for mais próximo do Natal, lá pra segunda quinzena deste mês. O que temos é essa pesquisa, que trata da perspectiva dos empresários com relação a essas datas comemorativas de final de ano”, comentou.

Segundo ele, a maioria dos empresários demonstra otimismo com as vendas e, por conta disso, conforme retrata a pesquisa, vai contratar um maior número de funcionários temporários”, comentou.

“Entre os entrevistados, 64,1% acredita que as vendas devem aumentar e 13,4% que vai aumentar muito, comparando ao ano passado. 15,5% deves ser igual a 2019 e apenas 7% deles esperam os piores resultados”, disse Martinez.

Quanto a contratação de funcionários temporários, 49,0% dos empresários entrevistados disseram que não vão contratar; 49,0% deve contratar alguns temporários; 1,3% deve contratar muitos funcionários e 0,7% vai reduzir o número de colaboradores na empresa.