Economia

Mineração sustentável: alternativas para reduzir os impactos

Mineração pode ser feita respeitando o meio ambiente e reduzindo os impactos em ecossistemas

O crescimento da população mundial tem feito com que a demanda de metais e minerais fique cada vez maior. Com a aceleração da economia, é muito importante que o setor de mineração adote práticas mais sustentáveis para continuar produzindo e respondendo às demandas do mercado.

Por muito tempo a atividade de mineração estava ligada a métodos de exploração da superfície terrestre, com o uso de substâncias químicas nocivas ao meio ambiente. No entanto, isso tem mudado com alternativas que reduzem os impactos da atividade. Veja abaixo alguns dos aspectos que tornam a mineração mais responsável com o meio ambiente.

Redução no uso de água

Um dos grandes problemas da mineração tradicional é a utilização de água potável para realizar suas atividades. Após o uso do líquido, no entanto, ele fica impróprio para uso, demandando um altíssimo custo para voltar ao estado adequado para o consumo humano ou para a utilização em outras atividades, como a agropecuária, por exemplo.

Por isso, para que a mineração se torne uma atividade mais alinhada com as necessidades do meio ambiente, é importante que haja redução na utilização de água necessária para a atividade, evitando que uma grande quantidade de líquido se torne imprópria para uso futuro.

Britagem

A britagem existe há mais de 150 anos e utiliza diferentes equipamentos de acordo com as necessidades de cada objetivo – se é para reduzir o tamanho de um mineral ou uma rocha. Ela é utilizada principalmente para a produção de brita para a construção civil ou de minério de ferro para o setor siderúrgico.

Por isso, é importante que o melhor equipamento de britagem seja escolhido de acordo com a matéria-prima que será trabalhada.

Além disso, ela tem a capacidade de diminuir os custos das obras, que podem reutilizar outros materiais.

Redução de gases estufa

Uma maneira de tornar a mineração mais sustentável é diminuindo a liberação de gases estufa. Isso pode ser feito a partir da aquisição de materiais produzidos localmente, evitando que façam grandes viagens e necessitem de transporte por muitos quilômetros.

As novas tecnologias também permitem diminuir a produção desses gases nocivos, que são gerados em fornos e outros equipamentos normalmente utilizados neste setor, provando que até mesmo a mineração pode ser transformada em uma produção mais ecologicamente correta.