Economia

Número de famílias endividadas bate recorde em Roraima

O crescimento mais expressivo se deu nas famílias que não tem condições de pagar nenhuma de suas dívidas, crescendo 10,8% em comparação a maio deste ano

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra que no mês de junho deste ano, 64% das famílias roraimenses estão endividadas.

Na análise feita pela Fecomércio-RR, o número de pessoas endividadas subiu 2,1% na comparação com maio, sendo o quarto mês seguido de aumento.

Segundo o economista Fábio Martinez, em números absolutos existem 59,6 mil famílias endividadas em Roraima.

“São 1.270 famílias a mais do que no mês passado. As dívidas destas famílias se estendem, média, por pouco mais de sete meses, e comprometem 30% de seus rendimentos”.

Os gastos com o cartão de crédito voltam a ficar em primeiro lugar com 46,2%, seguido pelos carnês de lojas (43,5%); crédito consignado (15,0%); crédito pessoal (14,0%); e financiamento de casa (10,0%).

Também houve aumento no número de famílias inadimplentes, que ficou em 34,8% em junho, crescendo 2,4% na comparação com maio, mas ainda abaixo do valor apresentado em junho de 2019. Ao todo existem cerca de 32,4 mil famílias inadimplentes em Roraima.

O crescimento mais expressivo se deu, novamente, nas famílias que não tem condições de pagar nenhuma de suas dívidas, crescendo 10,8% em comparação a maio deste ano, ultrapassando novamente o maior valor já registrado em toda a série histórica.

“Em comparação com o mesmo período do ano passado, o aumento foi ainda mais elevada, crescendo 390%”, completou o economista.

Em termos absolutos, existem hoje em Roraima 9,6 mil famílias sem condições de pagar suas dívidas, maior valor já registrado, e aumento em quase mil famílias na comparação com o mês anterior.