O que deve acontecer com as ações da Eletrobras caso seja privatizada - Folha de Boa Vista
PRIVATIZAÇÃO
O que deve acontecer com as ações da Eletrobras caso seja privatizada
A ideia surgiu há muitos anos atrás gerando o debate primeiro se seria correto, vantajoso para o cidadão, entre outros questionamentos levantados sobre o processo
Por Folha Web
Em 21/06/2021 às 10:34
Matheus Lima é pós graduando em gestão financeira (Foto: Divulgação)

Não é desse ano que a conversa sobre a privatização da eletrobras toma forma. A ideia surgiu há muitos anos atrás gerando o debate primeiro se seria correto, vantajoso para o cidadão, entre outros questionamentos levantados sobre o processo.

Mas o que poucas pessoas sabem é a maneira como as ações da empresa se comportam com esse noticiário, por já terem o pensamento enraizado que é algo ruim para o país (não precisamos entrar nesse assunto hoje) logo assumem que deve ser algo horrível para a empresa.

O que na verdade aconteceu foi uma série de aumentos no valor de mercado da empresa conforme as informações sobre a privatização foram se concretizando. Nos últimos meses inclusive as ações da eletrobras dispararam mais de 65% de março até hoje com a evolução do processo burocrático de privatização.

A notícia mais recente foi a aprovação do texto base da MP de privatização no senado, ou seja, mais um passo adiante avançando na privatização da eletrobras, que causou mais uma onda de fortes altas nas ações da empresa que saltaram mais de 10% nos primeiros minutos de pregão da sexta-feira (18).

(gráfico de eletrobras diário; fonte: profit pro Nelogica)

No gráfico acima é possível identificar as altas a que  me referia nos últimos meses, e esse registro mais recente marcando o fechamento a 46,22 foi a forte alta da semana que chegou a subir até o R$47,99 mas voltou fechando com uma alta diária de 5,98%.

Resumidamente o mercado gosta bastante de empresas estatais que iniciam processos de privatização, assim como odeia quando as mesmas sofrem interferência política.

VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
1
3
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!