Economia

ONS inicia operação do sistema isolado de Boa Vista

a operação, supervisão e controle serão feitos pelo centro regional de operação Norte/Centro-Oeste, localizado em Brasília

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) iniciou nesta semana a operação dos sistemas isolados de Boa Vista e localidades conectadas do Estado Roraima. Boa Vista é a única capital do país ainda não integrada ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Segundo o órgão, a operação, supervisão e controle serão feitos pelo centro regional de operação Norte/Centro-Oeste, localizado em Brasília.

“A partir de agora, o ONS é responsável por realizar a previsão de carga e o planejamento da operação para o sistema Roraima; elaborar um Programa Diário de Operação e disponibilizá-lo aos agentes; apurar e consistir os dados relativos à operação desse sistema, realizar a análise desses dados, além de informar à Agência Nacional de Energia Elétrica o não cumprimento das responsabilidades estabelecidas para os agentes de geração, transmissão e distribuição localizados na região”, informou o ONS, em nota.

*Com informações Valor Econômico