Economia

Pandemia de coronavírus pode virar pandemia de desemprego

O presidente da Fecomércio Roraima, Ademir dos Santos, disse que vê com muita preocupação a situação dos empresários locais

Com o aumento no número de casos de covid-19 em Roraima, a prefeita Teresa Surita anunciou nessa sexta-feira, 1º, que no momento, não há como decretar novas flexibilizações para abertura do comércio local.

O presidente da Fecomércio Roraima que é representante da categoria de Bens, Serviços e Turismo no Estado de Roraima, Ademir dos Santos, disse a reportagem da FolhaBV que vê com muita preocupação a situação dos empresários locais.

“Sabemos que esse é um momento delicado para o mundo inteiro, mas também precisamos ver o lado econômico, o desemprego. Se isso perdurar por muito tempo com as atividades econômicas paradas a gente vai acabar saindo de uma pandemia do coronavírus entrando numa pandemia tão grave quanto essa, que é a do desemprego e da desaceleração da economia como um todo”, afirmou.

Ainda segundo Ademir, a Fecomércio tem dialogado com os poderes para flexibilizar a abertura das empresas.

“A Federação tem feito buscado o poder público, como a prefeitura e o governo para que a gente possa minimizar um pouco essa questão do comercio fechado, da proibição que se deu através dos decretos, pois o Delivery e o Drive Thru não tem sido suficiente, por que as pequenas e micro empresas não tem a capacidade e a tecnologia para atender dessa forma”, explicou.

Ademir ressaltou que Roraima terá uma queda substancial no número de empregos.

“Temos cerca de 30 mil pequenas empresas em Roraima, com 60 mil empregos diretos e teremos uma queda substancial nesse número. O avanço que tivemos em 2019 no número de vagas abertas, serão perdidas agora com maior ênfase. Eu quero crer que o poder público se sensibilize pra que a gente possa voltar paulatinamente ao trabalho, com responsabilidade, com equipamentos de segurança e sem aglomeração, pois teremos que nos adaptar ao novo modelo de interação social”, completou.