Economia

Pix começa a funcionar e está disponível para todos os cadastrados

De acordo com um especialista ouvido pela Folha, na prática, o Pix permite fazer transferências e pagamentos em segundos, todos os dias, inclusive nos finais de semana e feriados

O novo sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central, o Pix, começou a funcionar nessa segunda-feira (16), em todo o país, para todos os cidadãos cadastrados.

Com a promessa de ser rápido, barato, moderno e acessível, o lançamento do Pix teve grande repercussão. Mas como vai funcionar esse sistema que pode mudar a forma de realizarmos transações bancárias?

De acordo com um especialista ouvido pela Folha, na prática, o Pix permite fazer transferências e pagamentos em segundos, todos os dias, inclusive nos finais de semana e feriados.

“É possível fazer transferências digitando apenas o celular ou o CPF da pessoa que vai receber o valor, sem a necessidade de digitar todos os dados da conta, fazer pagamentos em tempo real a lojas, restaurantes, estabelecimentos comerciais e até prestadores de serviço”, explicou ele.

A chave Pix pode ser o CPF/CNPJ, o celular, o e-mail, ou uma chave aleatória, que é um código alfanumérico (formado por números e letras) gerado pelo sistema. É essa chave que vai permitir que a pessoa que faz um pagamento via Pix transfira o dinheiro para a conta de outra digitando apenas algum dos dados citados anteriormente.

Segundo o especialista, sempre que um terceiro tentar usar uma chave Pix já cadastrada, haverá um procedimento de comprovação da identidade. Ele lembra que é preciso ficar atento, pois o cadastro pelo banco ou outra instituição financeira, sem a devida autorização, é proibido.