Economia

Previsão é que Estado aumente produção de grãos em 20%

Um dos motivos para o aumento da produção, segundo o produtor rural Ermilo Paludo, é o clima com chuvas regulares

A previsão é que Roraima aumente em 20% a produção de grãos no ano de 2020, mesmo com a situação da pandemia do novo coronavírus. A avaliação é do produtor rural Ermilo Paludo em entrevista ao programa Agenda da Semana na Rádio Folha 100.3 FM neste domingo, 31.

Conforme o agricultor, Roraima teve uma produção de 40 mil hectares de soja e 12 mil hectares de milho no ano de 2019. Já para este ano, a previsão é que seja em torno de 48 mil de soja. “Nós dobramos a área de lavoura esse ano e temos um projeto de aumentar em 50% no ano que vem. Os meus vizinhos também tiveram o aumento de hectares. Talvez o milho não atinja o mesmo, mas a soja deve, em torno de 48 mil hectares de soja”, explica.

Um dos motivos do aumento, segundo Paludo, é a questão do clima com chuvas regulares. “Estamos com um clima muito bom, é um dos melhores anos na região do Mucajaí. Acredito que o município vai se consolidar como uma das regiões mais produtoras do Estado”, relatou. 

Sobre o possível impacto do coronavírus no plantio, o produtor rural informou que houve um pequeno atraso na entrega de insumos, porém, o material chegou a tempo de manter o cronograma de plantação. “Compramos em janeiro e só foi chegar em meados de abril/maio. Por um detalhe ele não vai comprometer o nosso plantio”.

Publicidade