Economia

RR é o segundo estado do país com maior alta nas vendas do varejo

O comércio varejista roraimense cresceu 3,4% frente a dezembro

Em janeiro de 2020, o comércio varejista roraimense cresceu 3,4% frente a dezembro, na série com ajuste sazonal, e é o segundo estado do país com maior crescimento depois de Rondônia.

Já o crescimento acumulado nos últimos 12 meses, em Roraima, foi de 5,5%.

Esses dados foram divulgados nesta terça-feira, dia 24, pela Pesquisa Mensal do Comércio, realizada pelo IBGE.

O estudo mostrou também que, na contramão do estado de Roraima, 16 estados da Federação apresentaram recuo, com destaque para Amapá (-10,4%), Bahia  (-6,9%) e Tocantins (-5,6%).

No comércio varejista ampliado – que inclui veículos, motos, peças e material de construção -, Roraima também se destacou, apresentando a segunda maior alta (3,2%) em relação a dezembro do ano passado.

Por outro lado, pressionando negativamente, figuram oito estados, com destaque para Bahia (-6,6%), Amapá (-6,6%) e Tocantins (-2,5%). Paraíba e Acre mostraram estabilidade nas vendas frente a dezembro de 2019.

Em relação a janeiro de 2019, o comércio varejista ampliado avançou 8% em Roraima, sendo a quinta maior variação positiva entre todas as unidades da Federação e a décima taxa positiva consecutiva. O acumulado nos últimos doze meses foi de 5,8%.