Economia

Rejeitos de garimpo são utilizados na pavimentação de estradas

Nova utilização para rejeitos do garimpo oferece mais sustentabilidade e economia na manutenção de estradas

As tragédias ambientais de Mariana e Brumadinho levantaram a importante questão referente ao descarte dos materiais da mineração. Os rejeitos do garimpo, que podem causar tanto mal ao meio ambiente, podem ser usados de uma maneira que não prejudiquem a natureza?

De acordo com algumas empresas, isso é possível e o Brasil já possui a tecnologia necessária para seguir por esse caminho.

É possível encontrar uma forma de uso para a pedra britada, que é obtida com os rejeitos das rochas de garimpos, para a pavimentação de estradas de chão batido. Muitas cidades do Rio Grande do Sul já estão reutilizando esses rejeitos com essa finalidade, por exemplo.

Mais tecnologia no garimpo

A atividade do garimpo tem chamado ainda mais atenção com o debate sobre os cuidados com o meio ambiente tomando as manchetes dos principais jornais do mundo. No entanto, especialistas da área afirmam que há meios de manter as atividades do garimpo ao utilizar a tecnologia mais adequada, que seja menos agressiva com a natureza e os trabalhadores. A peneira vibratória e outros equipamentos, favorecem uma alta disponibilidade mecânica, baixa manutenção e elevada produtividade, trazendo mais eficiência para a produção.

A utilização dessas tecnologias não é benéfica apenas para o meio ambiente, pois traz vantagens também para o setor da construção. O valor gasto com o descarte dos rejeitos, por exemplo, acaba sendo convertido em investimento quando eles são transformados em matéria-prima para outras obras.

Isso torna mais baixo os valores das obras, além de permitir que se faça um trabalho mais completo com um orçamento reduzido.

A qualidade do material também é atestada por especialistas. Afinal, existia a preocupação que a brita dos rejeitos de garimpos pudesse ser menos durável do que outros materiais. No entanto, pesquisas comprovam que esse produto pode ser mais homogêneo e de maior durabilidade em relação ao cascalho, que é utilizado para a construção e obras de reparo na maioria das estradas de zonas rurais.

A expectativa é que essa medida passe a ser adotada por mais prefeituras em todo o Brasil, criando um destino mais apropriado aos dejetos do garimpo e tornando as obras mais econômicas.