Economia

Roraima ocupa primeiro lugar em número de inadimplentes 

Inadimplência atinge com mais força quatro estados brasileiros, todos da região Norte


De acordo com a Serasa Experian, 63,3 milhões de brasileiros estavam com contas atrasadas e negativadas em julho de 2019. O crescimento foi de 2,7% com relação ao mesmo período do ano anterior. O número representa 40,5% da população adulta do país, que deve principalmente para instituições financeiras.

A inadimplência atinge com mais força quatro estados brasileiros, todos da região Norte, que ocupam as quatro primeiras colocações no ranking da Serasa. 

Com 56,3% da população adulta negativada, segundo a Serasa, Roraima lidera a lista de maus pagadores. Em seguida, vem o Amazonas, com 54,3%, um aumento de 0,7 p.p. com relação ao mês de julho do ano passado e de 2,3 p.p. na comparação junho/19 e julho/19.

O economista Fábio Martinez explicou que o nível de endividamento em Roraima é mais elevado do que a média nacional. “Nos estados da região Norte o nível é o mais alto e Roraima se destaca porque a população não tem uma boa educação financeira, não tem um planejamento e não sabe administrar a renda. 

Segundo ele, mesmo Roraima nesse primeiro lugar no ranking, existe uma perspectiva de melhora. “Estamos vivendo alguns quadros de melhoria na economia tanto nacional quanto local, pois estamos tendo aumento na geração de empregos formais, embora a taxa de desocupação continue alta, fazendo com que seja um dos motivos para que tenhamos um número alto de pessoas inadimplentes, porque temos muita gente desempregada, então é natural que deixe de pagar suas contas”, explicou Martinez.

“Estamos tendo uma redução gradativamente nesse número de inadimplência, e temos um indicador positivo que é uma intenção maior de consumo das famílias. Isso se deve por conta de perspectiva de compras a prazo, até porque a taxa de juros vem caindo, consequentemente facilitando o consumo das famílias. Mas isso é uma faca de dois gumes, pois no futuro fará com que a inadimplência aumente. Mas, por outro lado, quando as famílias tendem a consumir mais, melhora as vendas e acaba impulsionando a geração de novos empregos”, comentou o economista.

Confira o ranking da Serasa de estados com maior número de inadimplentes entre a população adulta: