Economia

Supermercados adotam sistema de vendas online e disk-entrega

As medidas vão de encontro ao que determina o decreto municipal da Prefeitura de Boa Vista, para evitar que aumente o número de casos suspeitos e, consequentemente, o de confirmados

Mesmo antes da divulgação do novo decreto municipal neste domingo (22), supermercados em Boa Vista já havia alterado a maneira de atendimento aos consumidores, como medidas preventivas contra o coronavírus. A iniciativa é para não afastar os consumidores e ao mesmo tempo protegê-los. 

Para lidar com o atual momento, o empresário Marcos Lima adotou o sistema de vendas online no Dan Supermercado, localizado na avenida Getúlio Vargas com Presidente Castelo Branco, no bairro São Vicente.

Segundo ele, uma medida para proteger os funcionários e os consumidores. “Temos que ter todo cuidado, e seguir as medidas de prevenção para que possamos evitar a proliferação desse vírus. Então adotar o sistema de vendas online foi uma alternativa que encontramos, é tão boa pra gente quanto pros consumidores”, ressaltou Marcos.

Lima disse ainda que as vendas físicas continuam. “Nós já estávamos e vamos seguir o que determina o novo decreto municipal, limitando o atendimento para se evitar aglomerações dentro do supermercado, assim como também limitar as vendas para que não haja a escassez de produtos”, afirmou o empresário.

O consumidor acessa o endereço https://bit.ly/dan-supermercado, e preenche um formulário que tem a lista de produtos à venda no supermercado, quando deverá descrever a quantidade e marca desejada de cada item selecionado. “É solicitando a um funcionário que faça a separação dos produtos constantes na lista do cliente e posteriormente será feita a entrega”, comentou Lima. 

O empresário informou que para compras online acima de 200 reais não será cobrada a taxa de entrega. “O consumidor que fizer compras pela parte da manhã receberá no período da tarde até às 18h. E compras feitas pela parte da tarde, serão entregues no próximo dia, até às 12h”, disse o empresário.

A funcionária pública Alexsandra Sampaio é uma das consumidoras que resolveu testar o serviço, e disse que gostou. “Infelizmente alguns serviços não podem parar e poder contar com essa facilidade é tranquilizador”. 

“Acredito que seja uma saída para manter o maior número de pessoas dentro de casa sem circular pela cidade e colocar todos nós em risco. O momento é de aplaudir os profissionais que precisam ir para o local de trabalho e nós, que temos o privilégio de ficar em casa, nos resguardamos. Só assim podemos vislumbrar um retorno a nossa vida normal o mais rápido”, ressaltou Alexsandra.

DISK-ENTREGA

O Mercantil do Consumidor, na rua Severino Soares de Freitas, no Paraviana, também adotou uma estratégia para manter o atendimento aos consumidores. A partir desta segunda-feira (23) até o dia 02 de abril, passará a atender os consumidores por meio do sistema de disk-entrega. 

O serviço estará disponível para os bairros dos Estados, Paraviana, Caçari, Parque Caçari, Canarinho, São Pedro, 31 de Março, Centro e São Francisco. Compras com o valor mínimo de 50 reais não será cobrada taxa de entrega. Os pedidos devem ser feitos pelo 99112-5651 (WhatsApp). 

ORIENTAÇÃO

Outros supermercados como o Goiânia, Big Bom, Gavião estão fazendo a higienização dos carrinhos com álcool, servidores usam máscaras, limitaram o acesso de consumidores às compras, assim como estão limitando as vendas para evitar a falta de produtos nas prateleiras.

Também fixaram cartazes orientando o consumidor a:

-Ir às compras apenas uma pessoa da família;

-Evitar levar crianças e idosos;

-Manter-se pelo menos um metro de distância de outras pessoas;

-Pagar as compras com cartão, para evitar contato com quem trabalha no caixa.