Economia

Técnico da UFRR cria equipamento capaz de ler minério

O técnico de laminação petrográfica Antônio Sábio Senna, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), criou o Sábio Analyser, um equipamento que possibilita a leitura de minério

Um técnico de laminação petrográfica do Instituto de Geociências (IGEO) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) criou um aparelho que auxilia na leitura de lâminas de minério. O diferencial desse equipamento em relação ao microscópio é que a leitura da lâmina pode ser feita pela câmera do celular, tendo a possibilidade de espelhamento na tela do computador ou de um projetor.

Responsável pela criação, batizada de Sábio Analyser, Antônio Sábio Senna afirma que, apesar desse aparelho ser voltado para o estudo de minério, foi feito testes na parte da biologia e foi possível identificar tecidos sem a necessidade de reagentes. A idéia é que o equipamento sirva para todas as áreas de ciências.

Sábio explicou que viu a necessidade dos alunos em relação ao manuseio de microscópio para realizar a leitura da lamina de minério. Foi quando ele descobriu uma técnica que o auxiliou na criação do leitor, ocorrida há três anos. A patente foi depositada a dois anos atrás.

“Quando o aluno faz a leitura da lâmina no microscópio, normalmente o aluno necessita de um professor o acompanhando em cada microscópio e esse é o diferencial: aquilo que está naquela lâmina pode ser vista em um projetor. É muito mais prático”, declarou.

Apesar do campo da geologia ser muito estreito, houve interesse de outras instituições pelo equipamento e há planos do criador da engenhoca junto ao Governo de Roraima, por meio do Instituto de Amparo a Ciência, Tecnologia e Inovação de Roraima (IACTI). Agora Sábio está em busca de investidor para a industrialização e venda do produto no mercado.

Com a chegada no mercado, o técnico acredita que ele terá custo mais barato que um microscópio, com uma eficiência muito maior. “Comparando os dois equipamentos, há uma grande redução de custos e temos a possibilidade de tornamos os estudos muito mais proveitosos”, finalizou o criador.

Publicidade