Economia

Uso de provadores é vetado até final da pandemia

O mercado varejista está incluído na primeira etapa do retorno das atividades no dia 20 de julho

Boa Vista se prepara para o retorno das atividades do comércio varejista no dia 20 de julho, porém, no caso das lojas de roupas, algumas medidas terão que ser adotadas. Uma delas é o veto total ao uso dos provadores até o final da pandemia.

Ou seja, os clientes aptos a realizar compras de roupas podem até escolher os itens antes, mas não poderão testar o produto antes do pagamento até o fim do período de calamidade pública na saúde. A orientação está de acordo com o Plano de Retomada da Economia apresentado pela Prefeitura de Boa Vista (PMBV).

Os estabelecimentos também deverão limitar a quantidade de clientes que entram no comércio, com lotação máxima de acordo com as instruções normativas da Vigilância Sanitária ou demais regulamentações; estabelecer a marcação visual através de sinais, cartazes e marcações no chão de distância para as filas que devem ser de 2 metros entre clientes e recomendar a utilização de canal online.

Além disso, as lojas ainda precisam atender as condições gerais para funcionamento das atividades, com a utilização de equipamentos de proteção individual pelos servidores; escala de revezamento entre os empregados; disponibilização de álcool 70% a todos os clientes e frequentadores e a higienização frequente do ambiente.

O comércio varejista está incluído na primeira etapa do retorno das atividades, no dia 20 de julho, junto com atividades de prestação de serviços em geral, clínicas e consultórios médicos, shopping centers, bares e restaurantes (por meio de entrega) e templos e igrejas, entre outros.

As principais categorias do comércio de varejo são os supermercados e hipermercados e farmácias, que já estavam funcionando por serem considerados locais de primeira necessidade por conta da compra de alimentos e medicamentos; lojas de vestuário; de materiais de construção; móveis e decoração; concessionárias de veículos; eletrônicos; itens esportivos; materiais de escritório; livrarias e de produtos para animais.

Publicidade