Economia

Vendas para o Dia das Mães devem encolher quase 70% em Roraima

O ramo de vestuário e calçados deve ser o mais afetado pela pandemia na segunda data mais importante para o comércio

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus vai acarretar em uma queda histórica no volume de vendas no varejo, no Dia das Mães de 2020.

Em comparação com o ano passado, a CNC estima um encolhimento de 59,2% no faturamento real do setor na data, considerada a segunda mais importante no calendário varejista brasileiro.

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, explicou por que a projeção de queda para o Dia das Mães ficou acima das perdas estimadas para a Páscoa que foi de -31,6%.

“O Dia das Mães deste ano ocorrerá em meio ao fechamento de segmentos importantes para a venda de produtos voltados para a data, como vestuário, lojas de eletrodomésticos, móveis e eletroeletrônicos. Já a Páscoa tem como característica a venda de produtos típicos em segmentos considerados essenciais, como supermercados, que permaneceram abertos desde o início do surto de covid-19”, disse.

Ainda de acordo com a CNC, o ramo de vestuário e calçados deve ser o mais afetado pela pandemia na segunda data mais importante para o comércio.

De acordo com o economista da Fecomércio/RR, Fábio Martinez, em Roraima a queda nas vendas deve chegar aos 70%.

“Aqui no estado alguns lojistas devem registrar uma queda de até 70%, pois esse setor depende da circulação de consumidores. O que a gente percebe em Roraima é que alguns lojistas investiram em atendimento delivery e drive thru para tentar vender nesse período. São estratégias que podem ajudar o empresário nesse tempo de pandemia”, esclareceu o economista.