Cotidiano

Escola promove passeio ciclístico em alusão ao Dia do Estudante

Evento teve como objetivo incentivar a prática de exercícios físicos, além de integrar a escola e a comunidade

Em alusão ao Dia do Estudante, a Escola Estadual José de Alencar, localizada no Centro de Rorainópolis, promoveu nesta quarta-feira (10), um passeio ciclístico com apoio e participação de professores, funcionários e alunos da escola. O evento ocorreu às 7:30 da manhã e teve como objetivo incentivar a prática de exercícios físicos, além de integrar a escola e a comunidade. 

O passeio também contou com a participação da comunidade rorainopolitana em geral. Ao todo, 118 pessoas se inscreveram, e 80 participaram de fato. Para participar do passeio, era necessário efetuar a inscrição e doar 1kg de alimento não perecível, que será destinado às famílias dos estudantes que necessitam ajuda. 

“O objetivo é de integrar a escola, a família, a comunidade em geral, despertando em todos os participantes a importância da atividade física, na promoção da saúde, resgatando assim, hábitos saudáveis. Além de promover ações consistentes e educativas, sobre cidadania e melhor qualidade de vida, fomentando o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável, tratando da questão da Mobilidade Urbana”, disse a professora de matemática, Deóla Mesquita, uma das autoras do passeio. 

Deóla também lembrou que a atividade física contribui diretamente na diminuição do estresse, liberando a endorfina que contribui para um relaxamento muscular e mental que faz os praticantes verem a vida com outros olhos. “O humor melhora tanto na escola como em casa e no relacionamento com os colegas, proporcionando um ambiente mais agradável para todos”, concluiu. 


Professora Deóla Mesquita durante o passeio ciclístico (Foto: Arquivo Pessoal)

Clara Virgínia, aluna do 1º ano, participou do evento e contou um pouco de como foi a experiência. “A gente reuniu os alunos e foi muito legal. Foi a primeira vez que eu fui em algo assim, mas espero que tenham mais passeios ciclísticos, porque a gente se divertiu muito, então quanto mais melhor”, disse empolgada. 

A professora da disciplina “projeto de vida”, disse que apesar de ser ociosa, se envolve em todos os projetos para incentivar seus alunos, e desta vez não foi diferente, mas conseguiu enxergar algo que considera importante. “Eu sempre me envolvo em gincanas, mas  foi a primeira vez que participei de ciclismo e a importância disso para mim, veio com um impacto enorme, que destacou a necessidade que eu tenho de praticar o esporte. O ciclismo é encantador!” finalizou. 

O evento ciclístico também contou com o apoio do Detran-Rorainópolis, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Rorainópolis. 

Durante o restante da semana, a escola fará outras atividades para comemorar o Dia do Estudante, uma delas será a Gincana de Grupos, com circuitos recreativos e atividades que objetivam socializar os alunos. A programação começa às 8h da manhã desta quinta-feira (11).