Cotidiano

Aluno de Caracaraí é finalista de Olimpíada de Língua Portuguesa

Roraima está na final do concurso Olimpíada da Língua Portuguesa, na categoria Documentário. O vencedor classificado é “Caracaraí: minha história/nossa história”, de autoria dos alunos Vinicyus Gabriel Andrade, Werverton Rosa e Andrea Nogueira, e professora Clébia Maria Farias de Moraes Ferreira, da Escola Estadual José Vieira de Sales Guerra, localizada na cidade Caracaraí.

O anúncio foi feito nessa quarta (13) e agora seguirá para a final, que acontecerá no dia 9 de dezembro, em São Paulo, quando serão conhecidos os vencedores nacionais.

 

Selecionados

Os 183 estudantes e 63 professores de escolas públicas selecionados na etapa estadual chegaram a São Paulo na segunda-feira (11). Durante três dias participaram de passeios culturais, debates com diretores e produtores de filmes e oficinas de produção de vídeos.

Os alunos assistiram ainda à palestra de Luis Lomenha, diretor e produtor de filmes e documentários, que começou sua carreira no longa metragem Cidade de Deus. Ainda visitaram o Museu do Futebol, localizado no estádio do Pacaembu, onde aprenderam mais sobre a relação do esporte com a história, a cultura e a política nacional.

O último encontro de semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa será entre 17 e 19 de novembro, com os alunos e professores que trabalharam o gênero Artigo de Opinião. Estarão em São Paulo 130 professores e alunos do 3º ano do Ensino Médio. Além da categoria Documentário, já foram divulgados os finalistas em Crônica (8º e 9º anos do Ensino Fundamental), Memórias Literárias (6º e 7º anos do Ensino Fundamental) e Poema (5º ano do Ensino Fundamental).

Publicidade