Cotidiano

Após briga em hospital, CRM diz que não é justo só o médico ser afastado 

Já o Coren disse que a classe não deve permitir que “pessoas inescrupulosas maculem a imagem” da Enfermagem

Após discussão acalorada entre um médico e um enfermeiro no Pronto Atendimento Cosme e Silva, no bairro Pintolândia, neste domingo (29), os conselhos das duas classes envolvidas repudiaram a atitude e saíram em defesa dos seus profissionais. 

Pelas redes sociais, o Conselho Regional de Medicina (CRM-RR) e o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RR) afirmaram que tomarão providências sobre o assunto. 

O CRM afirmou que repudia comportamentos antiéticos entre profissionais e para com os pacientes, mas fez um adendo. “Não se mostra razoável e justo, contudo, que diante de conflito entre dois profissionais, apenas um seja afastado imediatamente das funções, sem que se tenha observado o contraditório e ampla defesa”.

Já o Coren disse que o médico desconhece os limites de sua atuação, e que os profissionais de enfermagem não merecem esse tipo de tratamento “deselegante e ofensivo”. “Repudiamos qualquer ato dessa natureza e conclamamos aos profissionais da enfermagem a não permitirem que pessoas inescrupulosas maculem a imagem da nossa valorosa profissão”. 

O motivo do desentendimento que incitou a briga não foi informado oficialmente. A Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) afirmou que vai ouvir os envolvidos, mas somente o médico foi afastado até o momento. Confira o vídeo gravado por um dos pacientes, e abaixo o posicionamento de cada um dos conselhos de classe. 

Coren-RR

O Conselho Regional de Enfermagem de Roraima tomou conhecimento de um lamentável incidente ocorrido na manhã de hoje, 29, na Policlínica Cosme e Silva, onde um enfermeiro, enquanto desempenhava sua função, foi vítima de várias declarações e ofensas proferidas por um médico, também de plantão no mesmo local.

O Coren-RR repudia todo e qualquer ato de desrespeito. Os profissionais de Enfermagem, que estão na linha de frente contra a pandemia, não merecem esse tipo de tratamento e, muito além de uma ofensa, é importante frisarmos a valorização e o respeito a cada profissão. 

Por fim, o Coren-RR reitera seu repúdio às declarações do profissional médico, que desconhece os limites de sua atuação e afirma que tomará todas as medidas legais, e cumprirá o seu papel de acolhimento e suporte ao profissional enfermeiro que foi vítima desse ato.

Neste contexto de pandemia, a importância de cada profissional de Enfermagem ficou ainda mais evidente. Responsáveis direto pelo cuidado da saúde da população, não merecem esse tipo de tratamento deselegante e ofensivo.

Portanto, repudiamos qualquer ato dessa natureza e conclamamos aos profissionais da enfermagem a não permitir que pessoas inescrupulosas maculem a imagem da nossa valorosa profissão.

Mais do que nunca, OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM MERECEM RESPEITO!

CRM-RR

O Conselho Regional de Medicina de Roraima informa que em relação ao fato ocorrido entre profissionais de saúde envolvendo um médico, na Policlínica Cosme e Silva, na data de 29/08/2021, irá tomar as providências legais, esclarecendo os fatos e apurando a conduta do médico.

Não se mostra razoável e justo, contudo, que diante de conflito entre dois profissionais, apenas um seja afastado imediatamente das funções, sem que se tenha observado o contraditório e ampla defesa.

O CRM-RR repudia comportamentos antiéticos entre profissionais e para com os pacientes.