Cotidiano

Autoridades não confirmam caso suspeito de coronavirus em Roraima

A informação extraoficial é de que a pessoa supostamente infectada é uma mulher de nacionalidade venezuelana

A informação de um caso suspeito do novo coronavírus em Pacaraima será verificada pelo prefeito de Pacaraima, Juliano Torquato. Mas, a suspeita ainda não foi confirmada por autoridades. 

Torquato disse à reportagem que ficou sabendo do suposto caso na manhã desta quinta-feira (12), e que solicitou informações da diretoria do Hospital Estadual Délio Tupinambá, e está aguardando. 

“Fiquei sabendo que a pessoa estaria isolada no Délio Tupinambá ou Hospital da Operação Acolhida aqui em Pacaraima que, inclusive já estariam sendo providenciados os exames”, comentou.

A informação extraoficial é de que a pessoa supostamente infectada é uma mulher de nacionalidade venezuelana. 

SESAU – A Sesau (Secretaria de Saúde), por meio de nota, esclarece que o caso relatado nas redes sociais e grupos de WhatsApp nesta quinta-feira, dia 12, não se tratava do Coronavírus (COVID-19), mas sim de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave). Assim que tomou conhecimento da existência de uma paciente com sintoma respiratório, a CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde) iniciou todos os protocolos para verificação de casos suspeitos, conforme preconiza o (MS) Ministério da Saúde.

Com base nas informações repassadas pela equipe de atendimento do HDOT (Hospital Délio de Oliveira Tupinambá), ficou constatado que o caso é compatível com SRAG, uma vez que, apesar de apresentar sintomas semelhantes ao do COVID-19, a paciente não tem histórico de viagem para o exterior, não saiu do país nos últimos 8 meses e não teve contato com caso confirmado.

A Sesau ressalta que tem trabalhado com transparência e seriedade para informar a população sobre as ações de controle e vigilância que são realizados pelo Governo de Roraima em relação ao Novo Coronavírus. Diariamente, a equipe da CGVS emite boletins atualizados sobre a situação da doença, mostrando atenção, comprometimento com a saúde pública e com o bem-estar dos roraimenses.

A Secretaria pede para que as pessoas tenham responsabilidade sobre a difusão de informações feitas por redes sociais, uma vez que além de provocar pânico, esse tipo de ação prejudica o andamento das ações que são desempenhadas pelas autoridades de saúde do Estado.

OPERAÇÃO ACOLHIDA 

A  Assessoria de Comunicação da Operação Acolhida informou à reportagem “que não há, no presente momento, nenhum caso suspeito ou confirmado de paciente infectado por Coronavirus que tenha dado entrada no Hospital Militar da Acolhida em Pacaraima”.