Cotidiano

Indígenas detidos no garimpo foram liberados, diz Sodiurr

Os indígenas estavam detidos após um conflito entre as comunidades Caraparu três e Maturuca

A presidente da Sociedade de Defesa dos Índios Unidos de Roraima (Sodiurr), Irisnaide Silva, procurou a FolhaBV para informar que os indígenas que estavam detidos após um conflito entre as comunidades Caraparu três e Maturuca, localizadas no município do Uiramutã, foram liberados após um conversa entre representantes da Sodiurr e indígenas.

“Os indígenas que tinham sido detidos por outros indígenas foram liberados após nós termos ido até lá, para expor nosso posicionamento e eles entenderam e liberaram os indígenas, não foi bem um conflito, foi apenas porque entraram em uma área sem consentimento”, informou Irisnaide.

O Conselho Indígena de Roraima (CIR) também havia informado nesta quarta-feira, que não houve conflito na região.

“O que ocorreu, foi uma atividade regional de vigilância e monitoramento da T.I Raposa Serra do Sol, no combate ao garimpo ilegal no igarapé Sumauma no Rio Cotingo próximo à comunidade Caraparú III, realizada pelas lideranças das 79 comunidades da região das Serras e Baixo Cotingo. Foram detidos garimpeiros não indígenas e todo material usado para essa atividade criminosa foram apreendidas. O Caso foi relatado e será encaminhado a FUNAI, Policia Federal, Exercito IBAMA e MPF para as devidas providencias”.

Em relação a afirmação do senador de que o conflito seria por conta da possibilidade de contaminação por coronavírus na região, que estaria preocupando os índios que fecharam as comunidades e que estão isolados, o CIR esclareceu que:

“Como é de conhecimento de todos, estamos enfrentando a pandemia do novo coronavírus, Covid-19 no Brasil, em razão disso as lideranças estão fechando o acesso às comunidades e proibindo a circulação de pessoas, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, com apoio do pelotão do exército de Uiramutã.  Mas reiteramos que não houve conflito entre as comunidades citadas pelo Senador”