Cotidiano

Jovens da Vila do Trairão apresentam ideias de negócios

O grupo de alunas montou o “Café das Meninas”. Elas compraram e customizaram uma bicicleta para vender produtos no horário oposto às aulas

Entre os quatro projetos com ideias empreendedoras apresentados por estudantes de 15 a 20 anos do ensino médio da Escola Estadual Francisco Pereira da Silva, na Vila do Trairão (Amajari), durante a primeira Feira do Empreendedor do Trairão, um já saiu do papel. Trata-se do “Café das Meninas”.

Antes mesmo do encerramento das atividades do projeto “Jovem Empreendedor: Trairão e suas potencialidades”, desenvolvido, às quartas-feiras, pelo Campus Amajari, por meio do Programa Institucional Bolsa de Extensão Acadêmica (Pbaex) do Instituto Federal de Roraima, o grupo de alunas resolveu colocar a mão na massa.

O grupo se uniu para comprar uma bicicleta para personalizá-la e vender café da manhã no horário oposto às aulas. O investimento para deixar o instrumento de trabalho do jeito que elas queriam ficou em torno de R$ 600, valor que ainda está sendo pagao E agora, devidamente uniformizadas, também aproveitaram a praça recém-inaugurada para oferecer produtos como bolo simples ou com cobertura, café, suco e salgado.

Uma das participantes do “Café das Meninas” é Hebeca Kauita Cabral Lima, 16, que é jovem aprendiz, ou seja, já trabalha, como faz questão de enfatizar. Ela explica como foi o aprendizado e tirar do papel uma iniciativa idealizada por meninas tão jovens. “Proporcionou muitas coisas, como despertar o lado empreendedor, ajudar dentro da empresa em que eu trabalho e adotar uma postura de organização”, disse.

Hebeca afirma que antes do curso imaginava que ser empreendedor era só criar um negócio e ser empresário, mas aprendeu que também é ter organização, conhecer limites, ter metas, cumprir planejamento. “Antes, eu não tinha noção do que eu era capaz. Desconhecia o lado empreendedor que eu tinha. Dentro (projeto) fui descobrindo aos poucos que eu poderia aprimorar mais. Vamos dar continuidade ao projeto e queremos ver até onde podemos ir”, contou.

PROGRAMA – O Programa de Bolsa Acadêmica de Extensão é um programa que oferece aos estudantes uma bolsa mensal de R$ 400, com vigência de seis meses, para que as atividades do projeto sejam realizadas na comunidade local. Em 2019 foram oferecidas 50 bolsas para toda a instituição. Dessas, 19 foram de projetos oriundos do Campus Amajari. Durante a Feira do Empreendedor também foram apresentados os projetos de zumba, banda de música e composição musical. Além disso, alunos da Educação a Distância do polo Amajari venderam a geleia com pimenta.