Cotidiano

67 indígenas vieram a óbito em Roraima, diz Coiab

Levantamento atualizado até dia 31 de julho, aponta que 2.006 indígenas que vivem em Roraima já foram contaminados pela doença

A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) divulgou um informativo no dia 1º deste mês, com base em boletins e notas de falecimento da Secretaria e Distrito Sanitário Especial Indígena (Sesai), informações de lideranças e profissionais da saúde indígena.

De acordo com o levantamento, atualizado até dia 31 de julho, 2.006 indígenas que vivem em Roraima já foram contaminados pela doença, e 67 deles já vieram a óbito. O registro não traz o número de recuperados.

A maioria dos óbitos são da etnia Macuxi, com 18 mortes; Taurepang, 2 óbitos, Warao, imigrantes da Venezuela, 2; Wapichana 5, e Yanomami 5.

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DA SESAU

Conforme o boletim epidemiológico desse domingo (2), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), 34 indígenas vieram a óbito em decorrência da covid-19.

São 30 mortes de índios das etnias Macuxi, Wapixana, Taurepang, Wai Wai, Ingarikó, Patamona e Sapará, atendidas pelo Distrito Sanitário Especial Indígena – Dsei Leste, que tem ainda 1.543 casos confirmados, 12 suspeitos e 421 recuperados.

No Distrito Sanitário Especial Indígena – Dsei Yanomami foram registradas 04 mortes, sendo 01 no polo base Uraricoera; 02 no Maturuca e 01 no Surucucu. Os casos confirmados chegam a 364 e 126 recuperados. O boletim informa ainda que existem 228 profissionais de saúde infectados e 260 recuperados.

As informações da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) estão no boletim epidemiológico, tendo como fonte o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena.