Cotidiano

Agrônomo de Roraima ganha prêmio nacional de voluntariado

Em Rorainópolis foram mais de 200 pneus transformados em vasos de flores, 200 mudas de ipês e dezenas de vasos feitos de paletes decorado com centenas de mudas orgânicas de flores

Trabalho voluntário como ferramenta essencial de mudança social começam aos poucos e se tornam grandes projetos. Foi assim com Hugo Gonçalves, um dos vencedores do prêmio “Voluntário Transformador” do Centro Mineiro de Voluntariado Transformador – Minas Voluntários e da Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (FUNDAMIG), movimento articulado pela Organização das Nações Unidas (ONU) na última segunda-feira, 6.

Hugo é engenheiro agrônomo em Rorainópolis e idealizador do projeto Arborização Urbana, que possui três pilares: produção orgânica, reciclagem e sustentabilidade.

“Com ajuda de amigos recolhemos pneus e paletes que ficam às margens da rodovia, na mata e nos lixões poluindo e transformamos em vaso. Nos vasos plantamos mudas de flores e árvores de forma orgânica na minha própria casa” disse Hugo.

Em Rorainópolis foram mais de 200 pneus transformados em vasos de flores, 200 mudas de ipês e dezenas de vasos feitos de paletes decorado com centenas de mudas orgânicas de flores.

“Eu tive bastante dificuldade no início porque sou portador de uma doença degenerativa nos ossos e ando com muita dificuldade, além de um aparelho chamado neuroestimulador medular implantado no corpo o que dificulta muito o agachamento” relata o agrônomo.

Hugo conta com o apoio de amigos voluntários, funcionários da prefeitura municipal, estudantes, e trabalhadores da iniciativa privada ajudam nos finais de semanas com o serviço braçal. “Voluntariado precisa ser difundido em nosso Estado. Infelizmente fomos o único projeto do norte a concorrer e por nossa alegria ganhamos,” concluiu.

Publicidade