Cotidiano

Alunas de curso técnico produzem geleia de pimenta

O pote é vendido por R$ 5,00 e tornou-se a fonte principal de arrecadação para a formatura da turma

O que era para ser apenas um produto de sala aula virou o case de sucesso do curso subsequente Técnico de Agropecuária na modalidade de Educação a Distância do Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (IFRR). Trata-se da geleia de pimenta produzida por um grupo de estudantes do polo da sede do Amajari.

Formado pelas alunas Edileia Araújo, Ildemárcia Franco das Neves, Vilma Conceição Moreira e Rafaela Queiroz, o grupo teve a ideia de produzir a geleia durante as aulas da disciplina Agroindústria Familiar, ofertada no primeiro semestre de 2019. O professor desafiou os alunos a apresentar um produto em conserva.

Produzida a partir de pimenta, abacaxi e açúcar, o produto surgiu inicialmente como compota de pimenta com maçã, mas, por ter ficado muito picante, as alunas, capitaneadas por Ildemárcia, acharam que precisavam deixar o produto mais agradável ao paladar. Foi quando substituíram a maçã pelo abacaxi. Não deu outra. A geleia ficou saborosa e caiu no gosto popular.

Hoje a produção é comercializada nos principais eventos pedagógicos do campus e até na feira do município. O pote, com 140 ml, é vendido por R$ 5,00 e tornou-se a fonte principal de arrecadação de recursos para a formatura da turma de 14 alunos, que deve ocorrer no fim de 2019. Na etapa dos Jogos de Integração dos Servidores no Campus Amajari, algo em torno de mil unidades do produto foram entregues aos participantes.

Casada, mãe de dois filhos, um deles estudante do CAM, Ildemárcia é moradora da sede do Amajari há 23 anos e diz ter encontrado no curso de EAD uma fonte de inspiração para o seu dia a dia. “Para mim está sendo maravilhoso. Tem a Ildemárcia antes e depois do curso. O curso revigorou a minha vida, porque eu estava precisando tanto dele quanto dos meus colegas”, afirmou.