Cotidiano

Aluno indígena está na semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa

Seu texto intitulado “Serra do Truarú” retratou um pouco da história de sua comunidade e seus costumes

Representando a regionalidade dos povos indígenas de Roraima, o aluno wapichana Marcel Aleixo da Silva, da Escola Municipal Francisca Gomes da Silva (comunidade Serra do Truarú), está entre os classificados para a semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa. Na categoria Poema, ele representará o estado e concorrerá com todos os finalistas do Norte do Brasil na etapa regional.

Seu texto intitulado “Serra do Truarú” retratou um pouco da história de sua comunidade e seus costumes. Como índio wapichana, o pequeno poeta buscou conhecer um pouco mais de seu povoado, buscando a inspiração necessária para escrever os versos e, segundo ele, nem imaginava que chegaria tão longe.

“Eu me dediquei para construir esse poema. Pedi ajuda dos meus parentes, da minha professora. Eu fiquei muito feliz com isso. A minha comunidade me inspirou”, disse o menino.

Quem segue junto com ele para a próxima fase do concurso é sua professora Josane Chagas. Os dois viajarão para São Paulo em breve, para participar de encontros presenciais da Etapa Semifinal. Serão três dias de oficinas de formação, palestras, passeios culturais com o objetivo de ampliar o repertório e as habilidades de leitura e escrita dos alunos.

“Como professora, foi um desafio gratificante, porque conseguimos e também porque nós, como profissionais, temos que fazer e ensinar a criança a pensar, a desenvolver, a criar, a valorizar aquilo que ele tem de melhor na vida deles. Ele me surpreendeu bastante, porque a cada dia chegava com uma versão e eu só aperfeiçoava. Até porque nós professores somos só mediadores desse conhecimento. O aluno é quem cria. Ele é o protagonista de sua própria história e sua realidade”, declarou a professora.

Ao todo, 443 produções de todas as categorias foram selecionadas para as semifinais (regionais) em todo o Brasil. Destes, serão escolhidos 173 finalistas e seus professores para a etapa nacional. Somente 28 serão os grandes vencedores de 2019.

Publicidade