Alunos do Truaru criam próprio jornal impresso  - Folha de Boa Vista
JORNAL DO CAMPO
Alunos do Truaru criam próprio jornal impresso 
O intuito do projeto é desenvolver as habilidades de escrita e leitura dos alunos, bem como levar informações a todos os moradores da região. 
Por Folha Web
Em 13/05/2022 às 15:30
“Achei bem legal a ideia. Me senti um jornalista de verdade vendo as matérias que produzi junto com a turma”, disse Lucas Ricarte, de 10 anos. (Foto: Divulgação/PMBV)

Foi folheando e lendo as notícias do Jornal da Criança e do Adolescente (Joca), que os alunos da Escola Municipal Aureliano Soares da Silva, na região do Truarú, se sentiram inspirados para produzirem seu próprio jornalzinho impresso e digital, o “Jornal do Campo”. A primeira edição já saiu, trazendo os principais fatos e eventos que aconteceram na escola e na comunidade do P.A. Nova Amazônia (Truaru). 

O intuito do projeto é desenvolver as habilidades de escrita e leitura dos alunos, bem como levar informações a todos os moradores da região. A ideia surgiu em 2021, mas começou, de fato, a ser desenvolvido este ano. Para isso, foram promovidas oficinas com jornalistas profissionais, além de eleição para escolha do nome, com direito a uso do “título de eleitor escolar”. 

Será publicada uma edição a cada bimestre com notícias “quentinhas” do que acontece na região. A coordenadora pedagógica da escola, Cristiane Ferreira, que tudo começou em 2021, quando a unidade de ensino participou do concurso ‘Troféu Jovem Leitor’, em comemoração aos 30 anos do Joca. 
“Este concurso instigou as crianças a fazerem um jornal para o fechamento do ano. Eles escreveram pequenas matérias e montamos um jornal de uma página do que tinha acontecido na escola. Este ano surgiu, de fato, o projeto, escolhemos o nome, fizemos oficinas, fomos atrás das notícias e enfim, saiu a primeira edição”, disse.  

Na produção das reportagens, os alunos viram jornalistas e fotógrafos mirins e correm atrás das notícias. Para a aluna do 5º Ano, Keurylani Santana, 10 anos, está sendo uma experiência de muito aprendizado. 

“Estou gostando, aprendendo muito com esse projeto. Quando saiu a primeira edição fiquei feliz pelo nosso trabalho, levei para minha casa. O papel do jornalista é informar as pessoas do que está acontecendo. E pude conhecer um pouco da realidade daqui da minha comunidade”, disse. 

Lucas Ricarte, 10 anos. “Achei bem legal a ideia. Me senti um jornalista de verdade vendo as matérias que produzi junto com a turma”, disse. 

Jornal proporciona ao aluno uma reflexão do que acontece no Brasil e no mundo 

O Jornal da Criança e do Adolescente (Joca) está presente na rede municipal desde 2020 e vem auxiliando a alfabetização dos alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental e da EJA. As escolas recebem quinzenalmente os exemplares para contribuir com a formação dos alunos, possibilitando experiências com temáticas relacionadas ao que está acontecendo no Brasil e no mundo, numa linguagem adequada à faixa etária. 

O jornal proporciona ao aluno vivência e reflexão da atualidade, tornando um ser ativo e consequentemente participativo da realidade social. 

VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
4
0
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!