Cotidiano

Alunos podem participar de concurso sobre trabalho infantil 

Entrega dos trabalhos inicia no dia 29 de agosto e segue até o dia 2 de setembro

Os estudantes da rede pública estadual de ensino poderão participar do 2º Concurso Cultural de Redação, Desenho e Vídeo com o tema “Proteção Social para acabar com o trabalho infantil”. O concurso é promovido pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 11ª Região (Amazonas e Roraima). 

Podem participar os alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) que estejam devidamente matriculados em escolas da rede estadual. 

O objetivo é envolver a comunidade estudantil de Roraima e do Amazonas na discussão dos malefícios do trabalho infantil, gerando consciência para a erradicação da prática. 

“É um concurso realizado junto à Justiça do Trabalho. Convido os alunos a participarem para que a gente possa trazer o nome do Estado com ampla participação e premiações. A participação de todos é muito importante”, ressaltou a juíza substituta do trabalho, Vanessa Maia de Queiroz Matos. 

CATEGORIAS 

Na modalidade de Desenho podem participar alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental com o tema “criança não trabalha”.  Já os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II incluindo aqueles matriculados na EJA (Educação de Jovens e Adultos) podem participar da modalidade Redação com o tema “Programas e Políticas Sociais para acabar com o trabalho infantil”.  

Na modalidade Vídeo, alunos da 1ª a 3ª série do ensino médio, incluindo matriculados na EJA, podem participar fazendo vídeos com o tema “Brasil sem trabalho infantil”. 

A entrega dos trabalhos inicia no dia 29 de agosto e segue até o dia 2 de setembro.  As peças devem ser protocoladas nas Secretarias de Educação do Estados do Amazonas e Roraima, através do endereço eletrônico [email protected] 

Os trabalhos recebidos serão encaminhados à comissão organizadora do concurso por meio da Secretaria de Educação do Estado a que estiver vinculada, em formato digital, através de e-mail.  

PREMIAÇÃO 

Os 10 primeiros colocados de cada categoria receberão certificado de participação. Em caso de trabalho coletivo na modalidade “Vídeo”, será assegurado o recebimento do certificado a todos os membros da equipe (até o limite de 10 participantes). 

Serão premiados os dois primeiros lugares de cada categoria com celulares, assim como a gestão da escola em que o aluno está matriculado. Outras informações sobre o concurso cultural do TRT 11 podem ser obtidas no edital