Cotidiano

Apicultores exportarão mais de 50 toneladas de mel à Alemanha

Além de ceder o espaço, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) também auxiliou produtores a realizar a exportação, que é considerada um marco para a apicultura estadual

Apicultores do Estado, por meio da Associação Setentrional dos Apicultores de Roraima realizaram um feito inédito: a exportação de mais de 50 toneladas de mel para a Europa, mais especificamente para a Alemanha, país que irá receber o produto fabricado em Roraima pela primeira vez.

Os apicultores contaram com a ajuda do Governo de Roraima nesta empreitada, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), que cedeu o espaço para a produção e auxiliou a entidade com a articulação junto a Secretaria de Fazenda (Sefaz) para emissão de nota fiscal.

“A gente destaca mais uma vez que o Governo de Roraima prioriza a produção rural, pois acredita que ela pode mudar a matriz econômica e isso é uma demonstração que nós temos essa capacidade. Estamos em meio a uma pandemia, e mesmo assim, tivemos êxito nessa articulação de forma positiva” afirmou o titular da Seapa, Emerson Baú.

Para Décio Ferreira, vice-presidente da Associação Setentrional dos Apicultores de Roraima, a articulação do Governo do Estado foi imprescindível para a exportação.

“Nós produzimos cerca de 300 toneladas de mel por ano, a região amazônica não consome esta quantidade do produto. Então procuramos outros mercados e graças a Deus encontramos no Paraná uma empresa que exporta para a Alemanha, que facilitou a logística. Devido a estas negociações, sabemos que agora temos tudo para alavancar a produção da apicultura em Roraima”, comemorou.

O titular da Seplan, Marcos Jorge, falou sobre a importância dessa exportação para Roraima. 

“Nós estamos falando de uma operação inédita para um mercado muito complexo, o que mostra a qualidade do que nós produzimos aqui, os nossos apicultores estão em primeiro lugar, de parabéns por conseguirem abrir um mercado tão importante. E lógico, com nosso apoio, sob a orientação do governador Antônio Denarium, que determina que todos nós possamos apoiar a quem produz aqui em Roraima”, esclareceu.

Em relação à qualidade do produto, uma particularidade diferencia o mel produzido no Estado. O que determina a cor e o sabor é a florada da estação, em Roraima, ela se destaca pela diversidade. Atualmente, são produzidas cerca de oito colorações de mel em solo roraimense.

PARCERIAS – Ainda segundo Emerson Baú, o momento é para festejar, afinal é a primeira vez que Roraima exporta para Alemanha. “São consumidores de altíssima exigência, com padrão de qualidade de referência, estamos acompanhando os trabalhos junto aos apicultores e o mérito é deles por esta grande conquista. O governador Antônio Denarium incentiva esta cadeia produtiva, porque ela é estratégica e valoriza o produtor, é agregadora e permite que produtores de pequeno e médio porte consigam trabalhar de maneira igual. A produção do mel além de tudo tem uma alta geração de renda, você consegue fazer uma distribuição e fazer com que as propriedades rurais consigam uma renda significativa”, informou.

Para o presidente da Asa, o apicultor Pedro de Freitas, que afirma ter mais de 50 anos em experiência na apicultura em Roraima, a parceria com o Governo foi fundamental.

“Nunca fizemos uma venda assim, nós já vendemos para outros Estados, mas para a Alemanha é a primeira vez. Eu sou um dos pioneiros da produção de mel aqui em Roraima e fico feliz por tudo o que está acontecendo. Eu amo trabalhar com abelhas, gostaria de agradecer o Governo e todas as pessoas que nos ajudaram a negociar a venda de toda essa produção”, disse.