Armas, combustíveis e embarcações são apreendidos em operação no garimpo - Folha de Boa Vista
TERRA YANOMAMI
Armas, combustíveis e embarcações são apreendidos em operação no garimpo
A ação tem o objetivo de desestruturar a logística que abastece a atividade de garimpo na Terra Indígena Yanomami
Por Folha Web
Em 19/07/2021 às 19:13
Na operação, também foram apreendidos um motor e uma embarcação (Foto: Funai)

Cerca de 350 militares, policiais e agentes foram empregados na operação denominada Curare XIV / Ágata, que resultou em duas detenções e na apreensão de mais de R$ 1 milhão em materiais relacionados à garimpagem ilegal na região. Foram apreendidos um helicóptero, uma aeronave e uma motocicleta, além de itens como revólver, pistola, espingarda e munições de diversos calibres.

A ação tem o objetivo de combater o garimpo ilegal em Alto Alegre, município de Roraima, para desestruturar a logística que abastece a atividade de garimpo na Terra Indígena Yanomami.

As equipes apreenderam também 5,2 mil litros de óleo diesel; 750 litros de gasolina; 1,9 mil litros de querosene; uma lancha; motores de embarcação; motosserras; rádios, antenas via satélite; painel de energia solar; transformador de energia; uma bomba de combustível móvel; e peças de reposição para helicóptero e aeronave.

Entre as forças de segurança pública e agências que participaram da ação estão o Exército Brasileiro, Polícia Militar de Roraima, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil de Roraima, Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Fundação Nacional do Índio (Funai).

*Com informações do Ministério da Defesa

VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
7
1
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!