Cotidiano

Assassinos da empresária Joice Camilo são condenados pela Justiça

Os três foram condenados à pena de 25 anos e um mês de reclusão e foi negado a eles o direito de recorrerem da decisão em liberdade

A juíza da Comarca de Rorainópolis, Noêmia Cardoso Leite de Sousa, condenou F. S. M., de 20 anos, M. O. L., de 21 anos e I. Q. O., de 21 anos, envolvidos no latrocínio (roubo seguido de morte), que teve como vítima a servidora pública e empresária, Joicilene Camilo dos Reis, a Joice Camilo, como era conhecida.

Os três foram condenados à pena de 25 anos e um mês de reclusão e foi negado a eles o direito de recorrerem da decisão em liberdade. A investigação sobre o caso, que ocorreu em dezembro de 2019, foi realizada pela Polícia Civil em Rorainópolis.

O crime ocorreu no dia 02 de dezembro de 2019, por volta das 2 horas da madrugada, na casa da vítima, no bairro Andaraí, em Rorainópolis. O corpo de Joice Camilo foi encontrado por volta das 7h30 do mesmo dia, na sala da casa dela, pela empregada, amarrado com um fio elétrico e não havia no local sinais de arrombamento.

Da casa foram levados dois televisores, um DVD, joias, óculos, relógios, máquina de cortar cabelo, bolsas, perfumes importados, pen drives, entre outros.

As diligências para identificar a autoria e a motivação do crime iniciaram após a comunicação dos fatos na Delegacia de Polícia. De acordo com as investigações, que foram presididas pelo delegado titular de Rorainópolis, Cid Guimarães, os acusados F. S. M.; M. O. L., e I. Q. O., e mais três adolescentes entraram na casa, depois de pularem o muro.

“Joice acordou e ao ouvir que tinham pessoas na casa, falou que pegaria uma arma e assustou alguns dos infratores, que fugiram e só retornaram quando F. S. M., que ficou no local, disse aos comparsas que havia “apagado” a vítima. Com isso, os acusados resolveram voltar”, relatou o delegado.

Ainda segundo o delegado, Joice recebeu um “mata-leão”, desmaiou, mas acordou em seguida, e foi quando, de forma cruel, os infratores amarraram a vítima com o fio elétrico e enforcaram até ela não resistir mais”, enfatizou.

O delegado solicitou que fossem realizadas perícias que apontassem as causas da morte da vítima, e os laudos confirmaram que ela sofreu múltiplas agressões físicas, gravíssimas, e foi morta por estrangulamento.

Cid Guimarães contou ainda que o crime foi planejado dias antes, e os criminosos pretendiam roubar o carro da vítima e vender em Boa Vista.

“Realizamos inúmeras diligências, muitas delas confrontadas com os laudos periciais. Assim que concluímos as diligências, o inquérito policial foi encaminhado ao Ministério Público que ofereceu denúncia à Justiça”, detalhou.

O delegado explica que as investigações foram bem detalhadas, por meio de um trabalho minucioso, com muitos detalhes analisados.

“As diligências seguiram ininterruptas, contamos com um excelente trabalho dos órgãos periciais. Foram ouvidas várias testemunhas, até identificarmos os envolvidos na morte da servidora e a motivação do crime, que comoveu tanto a população de Rorainópolis, como a de Boa Vista, pois a vítima era muito conhecida”, concluiu.

ADOLESCENTES APREENDIDOS

As investigações apontaram a participação de três adolescentes, de 16 e 17 anos no crime.  O processo deles tramitou e foram aplicadas medidas socioeducativas de internações sem possibilidade de atividades externas.

Para o delegado a condenação dos envolvidos é o resultado do excelente trabalho desenvolvido pela Polícia Civil.

“A Justiça se estabeleceu. Sabemos que nada trará a vida da Joice Camilo de volta, mas concluímos os trabalhos com a sensação do dever cumprido e que os infratores foram devidamente punidos pela Justiça”, ressaltou.

*Informações da PCRR