Cotidiano

Atletas e dirigentes participam de abertura dos 49° Jogos Escolares

Evento ocorreu na quadra do Colégio Estadual Militarizado Professora Antônia Tavares da Silva, em Rorainópolis

Cerca de 321 alunos e mais 40 dirigentes de 13 escolas localizadas na região Sul do Estado, dos municípios de Caroebe, São João da Baliza, São Luiz e Rorainópolis, cidade sede da competição, participaram da abertura da etapa Regional II dos 49° Jogos Escolares de Roraima (JER’S), que começou oficialmente na noite dessa quinta-feira, 7, com a cerimônia de abertura, na quadra do Colégio Estadual Militarizado (CEM) Professora Antônia Tavares da Silva.

O evento contou com o desfile das delegações, juramento do atleta feito por Pedro Vilaça, atleta de futsal do CEM Professora Antônia Tavares da Silva, e juramento do árbitro feito pela árbitra de futsal Joraima Silva.

Na sequência, um dos momentos mais marcantes da cerimônia: o acendimento da pira olímpica. A tocha com o fogo simbólico foi conduzida em um revezamento por atletas que se destacaram no cenário local do esporte e a pira foi acesa por Artur Cunha, aluno-atleta de voleibol da Escola Penha Brasil, campeão dos JEB’S (Jogos Brasileiros) 2021, no Rio de Janeiro.

“A emoção foi grande demais e minha expectativa para os jogos também está muito grande. O voleibol para mim é minha vida, algo que eu não posso largar, estamos treinando muito e nossa equipe está forte para a competição”, disse Arthur, emocionado.

A Etapa Regional II de Rorainópolis contará com disputas nas modalidades de Vôlei de Praia, Futsal e Atletismo. Para o diretor do IDRR (Instituto de Desporto de Roraima), Dinaildo Barreto, é muito gratificante reunir aos atletas e professores para realização dos JER’S, após dois anos de pandemia.

“É muito gratificante, pois passamos dois anos em uma pandemia, onde tivemos que nos habituar com costumes novos e não tivemos jogos, o esporte teve que parar. E hoje estamos voltando a ter esse contato, reunindo atletas e professores. Hoje, já tivemos jogos de futsal e amanhã vamos dar sequência à competição”, disse.

No final da cerimônia, o IDRR preparou um grande aulão de zumba, com o professor Janderson Pereira movimentando atletas, professores e a comunidade de Rorainópolis, que compareceu para prestigiar o evento.

Etapa Regional II segue até domingo

A competição contará com disputas de futsal entre cinco equipes na categoria mirim masculino. No feminino, apenas um time inscrito, da Escola Municipal Senador Hélio Campos de São Luiz, que já está classificada para a etapa final. Na categoria infantil, haverá disputas entre três times femininos e 12 equipes masculinas. Os jogos serão realizados na quadra do CEM Professora Antônia Tavares.

As disputas de Atletismo ocorrem no campo da Arena Carlão. São 44 atletas inscritos, 16 já classificados direto para etapa final e outros 28 disputarão provas de pista de 80m, 100m, 150m, 200m, 400m e 800m rasos.

“Serão duas etapas de competições: sábado de manhã com quatro provas; e a tarde, mais quatro. Teremos semifinal e final dos 100m e dos 200m. Nessas provas individuais, os três melhores classificados vão disputar a etapa final em Boa Vista”, explicou Edivaldo Pereira, coordenador da modalidade.

No Vôlei de Praia, os jogos serão no fim da tarde desta sexta-feira, dia 8, na Praça do Grêmio, e três equipes do naipe infantil masculino vão disputar a classificação para a etapa final.

Os JER’S são realizados pelo Governo de Roraima por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto). O IDRR é o setor responsável pela organização do evento, que inclui a logística de transporte, alojamento e alimentação para os participantes.

A 49ª edição dos Jogos Escolares de Roraima ocorrerá em seis fases, sendo quatro etapas regionais, etapa capital e etapa final. A Regional I já ocorreu em Normandia. A Regional II acontece em Rorainópolis. A Regional III será realizada em Caracaraí, de 13 a 16 de julho, reunindo alunos-atletas de Mucajaí e Iracema.

A Regional IV será em Amajari de 20 a 23 de julho e contemplará os municípios de Pacaraima, Alto Alegre e Uiramutã. Já a etapa capital será realizada em Boa Vista, de 27 a 30 de julho atendendo alunos-atletas de escolas da cidade de Boa Vista e da Zona Rural. A grande etapa final, que reunirá as equipes e atletas classificados nas fases regionais e Capital, está marcada para ocorrer em Boa Vista, no período de 3 a 10 de agosto.


A tocha com o fogo simbólico foi conduzida em um revezamento por atletas que se destacaram no cenário local do esporte (Foto: Divulgação/Secom-RR)