Cotidiano

Audiência sobre impactos da migração em Pacaraima é adiada para dia 19

Evento é organizado por moradores, políticos e representantes de entidades de Pacaraima, município localizado na fronteira do Brasil com a Venezuela, que enfrenta um caos social por causa da migração

A pedido de autoridades locais, a audiência pública para discutir medidas contra os impactos negativos da migração venezuelana em Pacaraima foi adiada do dia 16 para 19 de outubro. A informação é da presidente da Câmara do município, Dila Santos (Solidariedade).

Horário e local foram mantidos: 13h, no Espaço Cultural e Esportivo Thelma Vasconcelos Tupinambá. O evento é organizado por moradores, políticos e representantes de entidades de Pacaraima, município localizado na fronteira do Brasil com a Venezuela, que enfrenta um caos social por causa da migração.

Serão convidados para a audiência representantes de entidades que tratam do processo de migração, como os Ministérios Públicos Estadual (MPE) e Federal (MPF), a Defensoria Pública da União (DPU), o Tribunal de Justiça, as Polícias Militar (PM), Civil (PC) e Federal (PF), o Exército Brasileiro e agências humanitárias.

Moradores reclamam da miséria e de uma nova crescente no número de roubos e furtos, e relacionam as mazelas à vinda dos migrantes ao Brasil. Nessa sexta-feira (8), o prefeito Juliano Torquato (Republicanos) disse que Pacaraima “está virando uma favela a céu aberto”.

Uma comissão de vereadores e moradores do munícipio promete ir a Brasília para discutir com parlamentares federais de Roraima as alternativas contra o caos social enfrentado por Pacaraima.