Cotidiano

Balsa do Passarão terá novo horário de travessia

Balsa liga região da Vila do Passarão, zona rural do município de Boa Vista, e quase 20 comunidades indígenas

Um pedido da população indígena motivou a ampliação do horário da Balsa do Passarão que liga a região da Vila do Passarão, zona rural do município de Boa Vista, e quase 20 comunidades indígenas da região do Baixo São Marcos.

A balsa do Passarão terá novo horário de travessia a partir desta segunda-feira, 28.

Na última semana, o Governo de Roraima, por meio da Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), recebeu representantes de comunidades indígenas daquela região e, depois de ouvir as solicitações, atendeu com o aumento do número de travessias que a embarcação realiza diariamente.

“Mais uma vez, estamos atendendo a comunidade da melhor forma possível com o equipamento de que dispomos [a balsa]. Tudo foi definido após uma conversa franca e lógica. O novo horário de funcionamento da balsa do Passarão, a partir de segunda-feira, será 6h30, 8h, 9h30, 11h30, 13h, 14h30, 16h, 17h30, e 19h”, explicou o diretor do

Departamento de Produção Agropecuária da Seapa, Diego da Silva Barberena.

Para o secretário de Agricultura, Emerson Baú, o novo horário beneficiará ainda mais a população que utiliza a embarcação cotidianamente. “As travessias ocorrem diariamente, de domingo a domingo, inclusive feriados. A partir de segunda, serão três travessias a mais, tudo para que a comunidade indígena seja beneficiada”, ressaltou.

Conforme o secretário, além dos horários determinados, em circunstâncias de urgência, nos três turnos, inclusive de madrugada, a travessia pode ser feita, é o caso, por exemplo, do transporte de ambulância.

Serviço reduz tempo de viagem e beneficia quase 50 mil pessoas por ano

Caso a balsa do Passarão deixe de funcionar por algum problema técnico, uma rota alternativa é feita pelo município de Normandia, porém, aumenta significativamente o percurso, pois acrescenta cerca de 100 quilômetros.

Em média, são feitas por ano 2.500 travessias, cerca de 15.800 carros são transportados, 47 mil pessoas usam a embarcação, e um total de 12 mil litros de óleo diesel são utilizados para realizar o transporte.

Confira o novo horário de funcionamento da balsa

 Agora, a Secretaria de Agricultura vai oferecer nove horários de travessia: 6h30, 8h, 9h30, 11h30, 13h, 14h30, 16h, 17h30, 19h.

Publicidade