Cotidiano

Bloqueio evita ingresso e saída de pessoas em Bonfim

Medida evita movimentação de pessoas sem extrema necessidade

A Prefeitura de Bonfim, por meio do decreto número 104/2020, determinou lockdown (bloqueio total), em todo o território do município, como forma restritiva e educativa, de prevenção e combate a proliferação do coronavírus (Covid-19). O decreto foi encaminhado para publicação no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (8).

“Hoje começa o lockdown em Bonfim com bloqueio total mesmo. Vamos restringir o trânsito e circulação de pessoas. Sair de casa apenas em extrema necessidade” disse o prefeito Joner Chagas em sua rede social.

Segundo ele, a entrada da cidade já está bloqueada. “As entradas de comunidades indígenas e das vilas Paçoca com Banana e Dormida também já estão fechadas junto com a  fronteira com a Guiana que permanece fechada” disse.

Moradores que são do município e estão retornando podem entrar. Também está liberado o tráfego de veículos de carga e a movimentação de profissionais da saúde, educação e segurança pública.

“O bloqueio é para evitar ingresso e saída de pessoas sem extrema necessidade. É preciso lembrar que todos os casos de covid-19 em Bonfim são Importados de Boa Vista.O confinamento não é uma medida para cercear o direito de ir e vir de ninguém. É necessário para salvar vidas. É o meio que dispomos no momento” alertou.

O prefeito deu exemplos como Fernando de Noronha, em Pernambuco,  que foi a primeira região a adotar o lockdown. “Hoje a ilha não tem mais nenhum caso positivo da doença. Todos os 28 pacientes infectados pelo novo coronavírus estão curados” explicou.

Ele também comentou o aumento de casos no município que chegou a 17 casos confirmados.

“Até poucos dias Bonfim só tinha três casos confirmados de covid-19. Hoje já são 17. Temos 64 casos notificados. 33 suspeitos. São 239 monitorados. E quatro pacientes recuperados. Não temos nenhuma morte. E é assim que devemos permanecer. Temos que agir agora. Não podemos adotar medidas mais severas depois que o sistema de saúde colapsar. Preciso da ajuda de vocês. Esse é o momento. Estamos lutando contra um inimigo que é invisível e muito agressivo.  Mais uma vez peço a compreensão de todos. Só vamos salvar vidas se agirmos juntos” finalizou.