Cotidiano

Bombeiros auxiliam seis famílias e resgatam animais atingidos por cheia

VEJA FOTOS

Cerca de seis famílias atingidas pela cheia no Rio Uraricoera, no município de Amajari, receberam auxílio do Corpo de Bombeiros (CBMRR) para retirada de itens e de animais. A ação ocorreu durante todo o domingo, 06.

Segundo os Bombeiros, na região existem aproximadamente 20 famílias, mas somente seis delas permanecem na área, com as outras já tendo deixado as suas residências durante a madrugada. Todas sobrevivem da pesca, do plantio de legumes e verduras ou da criação de galinhas e venda de ovos.

Um dos moradores precisou de ajuda para recuperar seus bens que, devido à rápida cheia do rio durante madrugada. Outros dois moradores solicitaram ajuda para retirar galinhas e galos que estavam pendurados nos galinheiros e não conseguiam sair.

Para auxiliar no resgate e prevenção de acidentes e isolamento de moradores, o CBMRR e a Defesa Civil Estadual monitoram o nível dos rios e igarapés de Roraima constantemente. No entanto, no caso do Uraricoera, o nível do rio chegou a subir 34cm em uma única noite de chuva intensa.

“Quando acionados pela própria população ou pela Defesa Civil dos municípios, equipes estaduais são enviadas para atender a população. O CBMRR e a Defesa Civil de Roraima também mantêm uma equipe fixa no município do Amajari para atender a população atingida pelas fortes chuvas e pelas cheias dos rios e igarapés locais”, ressaltou.

AMAJARI – No último dia 04, a RR 203 teve que ser parcialmente interditada durante o dia e totalmente interditada no turno da noite devido a cheia do Rio Amajari. O tráfego de veículos foi controlado durante o dia 05 e só foi liberado após vistoria das equipes em caráter de urgência.

O rio Acará transbordou durante a semana passada e o Governo do Estado enviou uma guarnição com motor de popa para realizar a baldeação dos moradores do PA Amajari. Ao todo, são cadastradas na prefeitura, 219 famílias que sobrevivem da produção mandioca, banana, milho, etc, além da piscicultura e da pecuária.

VEJA FOTOS:


Fotos: CBMRR

Fotos: CBMRR

Fotos: CBMRR

Fotos: CBMRR

Fotos: CBMRR

Fotos: CBMRR