Cotidiano

Bombeiros buscam por criança indígena desaparecida em área de garimpo

Corpo de uma das crianças já foi localizado nessa quarta-feira, 13, segundo a Hutukara

As buscas pela criança vítima de afogamento na região do Parima, Terra Indígena Yanomami, no município de Alto Alegre, seguem nesta quinta-feira, 14. A informação é do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR).

De acordo com a Hutukara Associação Yanomami (HAY), dois meninos, de 5 e 7 anos, brincavam no rio, próximo à balsa de garimpo instalada no local, quando foram sugados e levados pela correnteza. O corpo da criança de 5 anos foi localizado nessa quarta-feira, 13.

Assim que recebeu a solicitação, o Corpo de Bombeiros preparou a equipe com 4 mergulhadores para deslocar até o local. “Devido à distância e a dificuldade de acesso, o CBMRR ficou aguardando a disponibilização de uma aeronave pela autoridade indígena solicitante, o que só ocorreu no final da tarde”, informou a guarnição.

Os mergulhadores estão no local realizando as buscas desde as primeiras horas de hoje.

Garimpo

Na nota enviada pela Hutukara, Dário Vitório Kopenawa Yanomami relata que a morte das duas crianças Yanomami “é mais um triste resultado da presença do garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, que segue invadida por mais de 20 mil garimpeiros”.

Segundo ele, até setembro de 2021, a área de floresta destruída pelo garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami superou a marca de 3 mil hectares – um aumento de 44% em relação a dezembro de 2020.